EmpresasNotícias

Pastelaria artesanal resulta de candidatura

Projeto em Santa Cruz do Bispo obteve uma taxa de financiamento de 50%

02.12.19

Há uma nova pastelaria em Santa Cruz do Bispo que resulta de uma candidatura a fundos comunitários, acompanhada e apoiada desde o início pela Câmara Municipal de Matosinhos.

A candidatura do projeto ARDOCE partiu da “Sabores Riba Leça, Lda.”, uma empresa criada por Ana Sá e António Sá, em outubro de 2017.

Ana Sá possui formação específica na área da pastelaria, confeitaria, pão, biscoitos, doçaria conventual, semifrios e de cozinha, obtida em 2013 na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde realizou o curso de Gestão e Produção de Pastelaria e um estágio formativo na pastelaria Gérard Mulot em Paris.

A ideia da “Sabores Riba Leça, Lda” foi criar uma marca própria de pastelaria artesanal, assente na qualificação dos recursos humanos, certificação, experiência, qualidade dos produtos, sustentabilidade e capacidade de resposta personalizada.

A ARDOCE pretende recuperar as características tradicionais da pastelaria portuguesa e da região, em parceria com a produção agrícola local, contribuindo para a dinamização da economia da região.

O projeto foi concretizado com o apoio do Grupo de Ação Local (GAL) Litoral Rural – Associação de Desenvolvimento Regional, entidade que na região gere o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), envolvendo um investimento de 98.590,50€ com uma taxa de apoio de 50%, conduzida através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu.

O SI2E prevê o apoio às micro e pequenas empresas do território, incluindo entidades que exerçam uma atividade artesanal, com um financiamento público até 50% o qual permite apoiar a criação de postos de trabalho, bem como todos os investimentos materiais necessários à expansão ou modernização das empresas.

O valor do investimento na ARDOCE foi aplicado em obras de requalificação e adaptação de um espaço com 81,40m2 na unidade de fabrico, aquisição de equipamentos, obtenção de certificações, criação de uma marca própria e na criação de três postos de trabalho.

A inauguração da pastelaria realizou-se no passado sábado e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a presidente da junta da união das freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, da Coordenadora do Grupo de Ação Local Litoral Rural – Associação de Desenvolvimento Regional (DLBC), Cláudia Castro Araújo, do Diretor Municipal de Projetos Especiais e Investimento, Paulo Gomes, dos proprietários Ana Sá e António Sá, e do arquiteto autor do projeto do espaço, Pedro Gon.

not_pastelaria__1_
not_pastelaria__2_