Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem design agora 1 2500 2500
PortoDesignBiennale19ConstantinoNeryCinemaEventos

DESIGNAgorà

Ciclo de Cinema Documental

07 a 10.11.19

Projetar o novo milénio (7 /10 nov. - ENTRADA LIVRE)

O que é que nos vem à mente se pensarmos numa imagem que sintetize o conceito de tensão?
Provavelmente a de duas forças que puxam em sentido contrário até quase chegar a um ponto de ruptura.
Poder-se-ia afirmar que esta metáfora visiva de um jogo de forças, é o que caracteriza a sociedade do novo millenium?

Em torno destas questões e temáticas surgiu o projecto “DESIGNAgorà - ciclo de cinema documental”, uma proposta da ASCIP Dante Alighieri, selecionada entre os projetos apresentados para a OPEN CALL Satélites no âmbito da primeira edição da Porto Design Biennale, e que se realiza com a parceira Insitutional da Reitoria da Universidade do Porto e participação à curadoria de Micue Milano Design Film Festival, Do You Mean Architecture (DYMA) de Lisboa e a Universidade IULM de Milão.

De 7 a 10 de Novembro, na Casa Comum da Reitoria do Porto (e sessão de encerramento no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery), 10 sessões de curtas, medias e longas-metragens que pretendem indagar o papel que o design, como ato de projeto e ferramenta de pensamento, é chamado a ter para estabelecer um renovado e duradouro equilíbrio entre as polaridades divergentes do nosso tempo.

PROGRAMA
A programação inaugura com a película “The Human Scale” (2013) de Andreas Dalsgaard, um filme que questiona a relação entre o espaço urbano e os seus habitantes, pondo ao centro desta investigação as pessoas, com as suas necessidades, os seus ritmos, as suas vidas.
“Design that Heals” (2017) de Tatcher Bean, “Hacer mucho con poco” (2017) de Katerina Kliwadenko, Mario Novas e “The Imagineries of Transformation” (2015) de Karine Dana, mostram e demostram o papel que o projetista pode vir a ter em provocar mudanças positivas no contexto económico-social em que atua. As tensões entre design, cultura material e saberes locais são indagadas no documentário “Hands On. Crafting Serenity in Design” (2017) de Marco Sweering, uma viagem profunda em torno do futuro do artesanato na sua relação com a cultura do design contemporâneo.
Um eixo importante da programação será também a homenagem a grandes protagonistas do design internacional: “Rams” (2018) de Gary Hustwit, primeiro documentário sobre a vida e obra do designer alemão Dieter Rams e “Latta e Caffè” (2009) de Antonello Matarazzo, película dedicada ao designer italiano RiccardoDalisi, celebrado também através de uma exposição de obras que estará patente até dezembro no âmbito da Porto Design Biennale.
No dia 10 de novembro, a encerrar o evento no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, uma sessão dupla, com os documentários “Enough white teacups” (2018) de Michelle Bauer Carpenter e “Tomorrow” (2015) de Cyril Dion e Mélanie Laurent, que apresentam caminhos possíveis que a disciplina do design pode percorrer para encarar os desafios futuros.

A entrada é livre, mas está sujeita à lotação da sala.
RESERVAS
ascipsegreteria@gmail.com – 961 954 244.
Todo o programa e mais informações em www.ladante.pt 

imagem

imagem

Local:
Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Artigos relacionados: