Concerto com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e DJ Mr Switch
O “Matosinhos em Jazz” chegou ontem ao fim. Ao longo de quatro semanas, e em diferentes palcos, coreto do Jardim Basílio Teles ou Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos, realizaram-se oito concertos com músicos de diversos quadrantes do jazz.
Depois das atuações de Mário Costa, Nout Trio, Moses Boyd, Jasmine Myra, Ego Ella May, Eduardo Cardinho e da Orquestra de Jazz de Matosinhos com o trompetista americano Nick Marchione, a edição deste ano do festival fechou em grande com mais um concerto de entrada gratuita em parceria com a Casa da Música.
Ontem à noite, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música esteve acompanhada pelo DJ Mr Switch presentando o público com mais um concerto que vai ficar para memória futura como uma experiência e proposta musical altamente criativa e inovadora.
No palco instalado na Praça Guilhermina Suggia, e como solista deste concerto, o DJ Mr Switch interpretou obras inovadoras de Mason Bates e Gabriel Prokofiev, num momento único que mostrou a capacidade de revolucionar o sentido que conhecemos sobre o produto final apresentado por uma orquestra sinfónica.
O concerto trouxe a palco a sinfonietta pensada como um código informático de Mason Bates com detalhes do hip-hop, grime e electro lançando, ainda, um novo e ousado olhar sobre a Nona Sinfonia de Beethoven.
Recorde-se que até 31 de julho pode ser vista, no Parque Basílio Teles, a exposição que desafia artistas a reinterpretarem capas icónicas de álbuns de Jazz. Os convidados da edição deste ano são Dino D'Santiago, Cláudia Guerreiro, Mariana A Miserável, Raquel Belli e Francisco Fonseca.