
Encontro Anual da Rede Mediterrânica de Segunda Oportunidade
“Working together to offer a better future for young people in the Mediterranean” é o mote da conferência anual da Rede Mediterrânica de Segunda Oportunidade MedNC que decorre em Matosinhos de 20 a 22 de novembro.
A sala de sessões pública da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu hoje a sessão de abertura do encontro. A conferência reúne membros e parceiros da rede para partilhar e desenvolver soluções inovadoras para a integração socioprofissional dos jovens no Mediterrâneo.
A presidente da Câmara de Matosinhos deu as boas-vindas aos participantes e realçou o facto de Matosinhos receber, pela segunda vez, esta conferência anual. Luísa Salgueiro falou sinteticamente sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Matosinhos no que à Escola de Segunda Oportunidade diz respeito, destacando o trabalho da rede de parceiros. A presidente da autarquia salientou que esta é “mais uma oportunidade para se definirem mecanismos diferenciados que contribuam para conseguimos chegar aos jovens”.
O dia de hoje incluirá uma visita à Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, localizada em S. Mamede de Infesta, bem como a realização de dois grupos de trabalho, um sobre as atividades para 2024, e outro com a discussão sobre a criação de um kit educativo para o desenvolvimento sustentável e educação para jovens na rede.
Amanhã, no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos, decorrerá, a partir das 09h00, a conferência anual aberta ao público. Caso pretenda participar, deverá confirmar a sua presença através do email protocolo@cm-matosinhos.pt
Refira-se que a Rede mediterrânica New Chance (MedNC) é uma rede de organizações de países do sul da Europa, norte de África e do Médio Oriente que trabalham para a integração bem-sucedida de jovens.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, 71 milhões de jovens em todo o mundo, com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, procuraram, mas não encontraram trabalho em 2017. Na Bacia do Mediterrâneo, é afetado 1 jovem em cada 3 na Tunísia, 1 jovem em cada 4 em Itália e 1 jovem em cada 6 em França.
Para responder a esses desafios, a rede MedNC reúne as estruturas de inserção socioprofissional euro-mediterrânicas para fortalecer o impacto qualitativo e quantitativo da sua ação. Hoje, representa mais de 26.000 jovens e 100 centros parceiros em 9 países (Argélia, Egito, Espanha, França, Líbano, Marrocos, Portugal, Tunísia, Itália). A rede é apoiada pela União para o Mediterrâneo, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Fundação Drosos e a União Europeia através do programa Erasmus+.
Em Matosinhos, a Escola de Segunda Oportunidade abriu as suas portas a 1 de setembro de 2008. Apresenta-se como uma resposta socioeducativa especializada, a tempo inteiro, dirigida a jovens provenientes de contextos vulneráveis. Oferece uma nova abordagem ao problema persistente do abandono precoce da educação e formação e das baixas qualificações dos jovens, facilitando os seus processos de transição da situação de abandono escolar para uma bem sucedida integração em percursos de formação, emprego e cidadania, através do desenvolvimento de processos de estruturação individual e da utilização de metodologias de intervenção fortemente motivacionais, designadamente programas artísticos, e respostas socioeducativas integradas.
Programa completo da conferência em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/conferencia-internacional-27






