Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem casa design 1 2500 2500
NotíciasCulturaCasaDesign

Casa do Design

“Burilada” está a ser preparada

28.06.16

Já falta muito pouco para a abertura ao público da Casa do Design, no Edifício dos Paços do Concelho, agendada para a próxima quinta-feira.

O espaço- a antiga garagem dos automóveis da Autarquia, foi, ao longo dos anos, sendo utilizado para algumas exposições, entre as quais, de Álvaro Siza e de Eduardo Souto Moura.

A Casa do Design resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD IDEA Investigação em Design e Arte, que se vem refletindo em outros projetos como a Galeria de Exposições no Antigo Posto de Turismo de Matosinhos no Mercado Municipal, a Incubadora de Design no Mercado de Matosinhos ou o Espaço Quadra na Rua Brito Capelo.

imagemDe acordo com o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o objetivo da Casa do Design é tornar Matosinhos “uma referência nacional e internacional do design”, assim como da Arquitetura, com a abertura da Casa da Arquitetura prevista para o primeiro trimestre de 2017.

A Casa do Design, nas palavras de José Bártolo, Diretor Científico da ESAD IDEA, além de ser um espaço expositivo, terá uma componente de investigação. “Estamos a criar uma coleção própria. Queremos também que acolha coleções de particulares ou empresas. A Casa do Design não será um espaço isolado, pois fará parte de uma rede de equipamentos que se vai consolidando”, adiantou.

Também a arquiteta Maria Milano, da ESAD, espera que a Casa do Design seja “um espaço dinâmico, de debate e de reflexão da cultura do projeto”.

A abertura da Casa do Design será assinalada com a inauguração da exposição “Burilada- Arte-Factos para a Sobrevivência”, pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Os trabalhos de montagem da exposição foram hoje acompanhados por um grupo de jornalistas que participaram numa visita conduzida por Helena Sofia Silva que, juntamente com Francisco Providência, assume a curadoria da exposição.

Segundo a curadora, a exposição reúne peças de design português e contemporâneo, e está dividida em seis núcleos: demonstração, reinvenção, investigação, conservação, produção e gestão.

A exposição será inaugurada no dia 30 de junho, pelas 18h00, e pode ser visitada até 30 de novembro.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: