Terça a sexta-feira: 20h00-24h00
Sábado: 10h00-13h00 e 14h00-17h00
Seminário com Sérgio de Carvalho e Helena Albergaria, da Companhia do Latão (São Paulo)
Oficina de Atuação e Dramaturgia em Teatro Épico: Cenas do Verão Quente de 1975
Oficina de pesquisa e criação artística sobre as teatralidades da revolução, a partir de relatos e documentos da revolução, com vista à criação de objectos cénicos experimentais, desde ações de rua a espetáculos, objectos cuja forma será determinada ao longo do processo.
A ação é realizada no âmbito da Mostra São Palco 2024.
Participantes:
O seminário é destinado a pessoas com mais de 14 anos, entre profissionais, estudantes, amadores e interessados, que podem participar como ouvintes, pesquisadores, intérpretes e/ou criadores.
Nº máximo: 15
Nº mínimo: 5
Local de realização da Oficina: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Ter. a Sex: 20h-24h
Sáb. 10h-13h + 14h-17h
Info e inscrições:
teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt ! 229392320
Atividade gratuita.
Companhia do Latão
A Companhia do Latão é um grupo teatral de São Paulo, Brasil, fundado em 1996. Seu trabalho é uma referência para o teatro do Brasil no que se refere à conjugação de pesquisa estética avançada e politização da cena, com reconhecimento internacional por sua contribuição no campo do teatro épico-dialético. Entre os muitos espetáculos do grupo estão as O Nome do Sujeito (1998), A Comédia do Trabalho (2000), Ópera dos Vivos (2010), O Pão e a Pedra (2016) e Lugar Nenhum (2019), todos escritos por Sérgio de Carvalho e publicados em livro.
Sérgio de Carvalho
O dramaturgo e diretor - que é também professor na Universidade de São Paulo - já realizou conferência e cursos em instituições como a Brecht Haus e Akademie der Kunst, de Berlim, Universidade de Frankfurt, Teatro São Luiz de Portugal, além de centros culturais de outras cidades da Alemanha, Espanha, Grécia e Argentina. Entre 2022 e 2023 a Companhia do Latão se apresentou em Portugal, Cuba e Venezuela, foi homenageada por sua contribuição ao teatro latinoamericano, através do prêmio El Gallo de La Habana, concedido pela Casa de Las Américas.
Helena Albergaria
Helena Albergaria é atriz da Companhia do Latão, onde colabora com a dramaturgia. Entre seus espetáculos com o grupo estão Lugar Nenhum, O Círculo de Giz Caucasiano (pela qual foi indicada ao Shell ), O Pão e a Pedra, O Patrão Cordial, todos com direção de Sérgio de Carvalho. No cinema fez filmes como Trabalhar Cansa e Um Ramo, de Juliana Rojas e Marco Dutra, que participaram do Festival de Cannes, e pelos quais recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior. Entre seus muitos outros filmes estão Êxtase, de Moara Passoni, O Clube dos Anjos, de Ângelo Defanti. Com a diretora Anna Muylaert fez Que Horas ela Volta e Mãe só há Uma. Tem diversos trabalhos na televisão, entre os quais Onda Nascem os Fortes e Ilha de Ferro II. Trabalhou também como preparadora de elenco de vários filmes e da ópera Café, com direção de Sérgio de Carvalho, no Theatro Municipal de São Paulo.