Segunda reunião do Conselho Local de Acompanhamento do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima decorreu em Matosinhos
A segunda reunião do Conselho Local de Acompanhamento do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima decorreu hoje em Matosinhos, na sala de sessões pública.
A sessão, com abertura pela vereadora do Ambiente e Transição Energética da Câmara de Matosinhos, Manuela Álvares, contou com a presença dos vários parceiros do projeto, entre outros, a Agência de Energia do Porto, a Universidade de Aveiro, a ARS (Administração Regional de Saúde), a CCDR Norte, a Galp, os STCP, a Ascendi, a Rede Ambiente, a Docapesca, a Associação de Restaurantes de Matosinhos, a Indaqua Matosinhos, membros do executivo municipal, das uniões de freguesia e da assembleia municipal.
A iniciativa incluiu a apresentação do “Roteiro Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030”, um documento desenvolvido numa colaboração entre a Câmara de Matosinhos e a Ade Porto - Agência de Energia do Porto. O documento, que se encontra em período de discussão pública aguardando os contributos dos cidadãos, foi apresentado de forma sintética por Rui Pimenta da Ade Porto, e será depois alvo de aprovação pela Assembleia Municipal de Matosinhos.
Houve ainda espaço para a apresentação dos Laboratórios de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos por José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, entidade parceira da Câmara Municipal neste projeto. No âmbito do recém-criado Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos, o primeiro promovido em Portugal, os cidadãos podem submeter até 27 de março os seu projetos /candidaturas nos domínios da mobilidade, alimentação, energia e consumo com objetivo de mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos nesses domínios, visando reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% já em 2030. Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/transicao-climatica-de-matosinhos.
A sessão do Conselho Local de Acompanhamento do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima terminou com a eleição de dois representantes para integrar o Conselho Local de Habitação de Matosinhos e o Conselho Económico.