Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca (BMFE), que integra a Rede Nacional de Leitura Pública, criada em 1987 pelo então IPLL (Instituto Português do Livro e da Leitura), hoje DGLB, cumpre várias missões especificadas no Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas, e é um serviço tutelado pela Câmara Municipal de Matosinhos, que se encontra situado no ”Centro Cultural de Matosinhos”, num dos mais bonitos edifícios da região do Grande Porto.
 
 
Com cerca de 18000 leitores inscritos, a biblioteca conta atualmente com um acervo de aproximadamente 90000 documentos disponíveis ao público. Obras que cobrem todas as áreas do conhecimento, da literatura clássica às últimas novidades, passando pelas ciências ou obras destinadas ao público infantil.
 
 
A biblioteca é ainda um espaço que acolhe outras valências, como a música, o cinema ou as tecnologias de informação. Disponibiliza documentos áudio, que abarcam estilos tão diversos como o jazz, o pop, o hip hop, o rock, a música clássica ou o fado; e vídeo, com o melhor cinema de animação, com os clássicos portugueses, as mais recentes produções de Hollywood ou o cinema de autor. O espaço Internet, também disponível, é uma oportunidade de acesso gratuito à sociedade de informação.