Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Voluntariado

V.E.M. – O PROJETO

O V.E.M. – Projeto de Voluntariado em Matosinhos tem por missão fomentar práticas de voluntariado no Concelho de Matosinhos, com vista à sensibilização e mobilização de pessoas, recorrendo nomeadamente a parcerias com instituições locais.
São indiscutíveis as vantagens deste projeto porquanto permite que a recolha e sistematização de informação, à escala local, seja feita por uma Organização que assume a responsabilidade de enquadrar e orientar os/as voluntários/as, na realidade institucional.
 
A autarquia garante o apoio técnico necessário às entidades parceiras para receber, enquadrar e orientar os/as voluntários/as, bem como a frequência em ações de formação dos/as voluntários/as e dos gestores de voluntariado, de modo a que todos aprendam e se comprometam com as práticas de voluntariado.
 
Assegura, de igual forma, o apoio aos técnicos/as das Instituições, no desenvolvimento e manutenção das ações de voluntariado no concelho.
 
Pretende-se por um lado reforçar e potenciar o trabalho em parceria e, por outro, reconhecer e valorizar o trabalho dos voluntários e das instituições.
 
 vem.jpg
 

Sucintamente, o que oferece o VEM?

Respostas complementares, às instituições parceiras;
Realização pessoal, aos voluntários/as;
 
Enriquecimento pessoal dos intervenientes no processo;
 
Empowerment, nas relações inter-institucionais, com vista à rentabilização de recursos;
 
Assegurar voluntários/as devidamente credenciados/as e preparados para o desempenho das funções;
 
Promover a avaliação de desempenho, contínua, da ação de voluntariado.
 


Âmbito de Intervenção do VEM

Voluntariado de Continuidade – prática continua de voluntariado, onde existe uma instituição, um voluntário/a e um projeto em comum. A ação é sempre acompanhada por um técnico/funcionário da instituição;
 
Voluntariado Pontual – ações pontuais, que não implicam um vínculo prolongado do voluntário a um perfil. Habitualmente associado a campanhas de solidariedade, colónias de férias ou ações culturais, como é exemplo os Hospitalários a Caminho de Santiago;
 
Voluntariado de Proximidade – tem por objetivo o combate ao isolamento social dos idosos e/ou dependentes do Concelho de Matosinhos. O voluntário está sozinho com o utente, tendo uma formação complementar que lhe atribui competências para tal. Neste caso, os/as gestores/as de projeto estão, regra geral, associadas às Juntas de Freguesia.