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C.M Matosinhos

Ação Social e Saúde

Matosinhos é um concelho onde a solidariedade se vive no quotidiano.

As Respostas Sociais organizadas pela Câmara Municipal são determinantes na definição do nível de qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs.

A transversalidade das respostas sociais abrange áreas como: Infância e Juventude, Terceira Idade, Emprego e Formação, Precariedade Económica, Saúde, Deficiência e Incapacidades e ainda Risco e Perigo.

Em Matosinhos, a autarquia dá muita importância a este trabalho porque defende um concelho inclusivo, com lugar para todos e todas, promovendo o bem-estar das pessoas.

REDE SOCIAL DE MATOSINHOS

Coordenada e dinamizada pela autarquia, a Rede Social de Matosinhos é a resposta que surge na linha da frente, a resposta que está próxima das e dos cidadãos. Articula entidades públicas, privadas e outras formas de ajuda que trabalham para a melhoria das condições de vida e bem-estar.

Esta rede partilha esforços, recursos e ações para executar políticas de intervenção solidária face aos diferentes problemas sociais e estimular o desenvolvimento social local.

Está organizada da seguinte forma:

Conselho Local de Ação Social - CLAS

Define e aprova as linhas de intervenção social do concelho

Núcleo Executivo

Núcleo operativo, organiza e coordena a intervenção social no concelho e operacionaliza as decisões do CLAS

Comissões Sociais de Freguesia

Organiza e coordena a intervenção social na freguesia


O Núcleo Executivo, constituído por entidades chave que atuam no concelho, é ponto vital da Rede Social. Para além da Câmara Municipal de Matosinhos, dele fazem parte:

  • Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos - ADEIMA
  • Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos
  • Centro de Emprego de Matosinhos
  • Centro de Respostas Integradas Porto Ocidental - Unidade de Matosinhos
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Matosinhos
  • Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos
  • MatosinhosHabit - Empresa Municipal de Habitação
  • Segurança Social - Equipa de Ação Social de Matosinhos
  • Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E.


As 118 entidades que compõem as referidas estruturas da Rede Social definem, periodicamente, um Plano de Desenvolvimento Social. Este contempla ações integradas que remetem quer para um trabalho individual com pessoas e famílias, quer para respostas coletivas que não só podem ter efeitos corretivos junto de alguns problemas, como desenham uma abordagem de carácter preventivo.

O plano de ação de 2014 está organizado em torno de seis eixos de intervenção: Educação, Formação e Inserção Laboral; Condições de Vida e Cidadania; Inovação e Qualificação de Equipamentos e Serviços; Riscos e Perigos; Igualdade de Género; Participação, Trabalho em Rede e Produção de Conhecimento.

Entre as cerca de 200 ações previstas, encontram-se ações como a implementação do Projeto Educativo Municipal, a criação de um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, a construção/adaptação de novas Unidades de Saúde Familiar, a criação de um Centro de Abrigo e Apartamento de Reinserção, o reforço do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, o Banco de Ajudas Técnicas, o Banco de Bens Concelhio, a Farmácia Solidária, a Rede de Parceria das Instituições de Combate à Precariedade Económica, a criação de uma Unidade de Apoio Domiciliário Integrado para pessoas com doença mental, a Casa de Acolhimento de Emergência, o projeto VEM- Voluntariado em Matosinhos de proximidade e o Serviço de Teleassistência.

                     

Diagnóstico Social do Concelho de Matosinhos
CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social

Pessoas idosas em Matosinhos – vidas e perspetivas
Estudo sobre Envelhecimento - 2016

                   

SERVIÇOS E RESPOSTAS SOCIAIS

O trabalho de todas as entidades que integram a Rede Social coloca ao dispor dos e das munícipes diversos serviços e respostas.

Estes serviços e respostas, de abrangência concelhia estão abertos à participação de todas e todos, independentemente das particularidades de cada pessoa. De modo a garantir a igualdade de acesso, sempre que se apliquem, são praticadas tabelas de preços em conformidade com os rendimentos das pessoas ou famílias.

A apresentação destes serviços e respostas está organizada pelas seguintes áreas de intervenção: