• Autarquia
  • Apoio ao Munícipe
  • Áreas de Atividade
  • Urbanismo
  • Cultura
  • Turismo

Museu da Quinta de Santiago

thumbnail.jpg
 
Preservar e divulgar a memória histórica de Matosinhos e Leça da Palmeira através da arte é a missão central deste museu tutelado pela autarquia de Matosinhos e inaugurado em 1996.

O museu, inserido num edifício histórico, concluído presumivelmente em 1896, foi construído para residência da família Santiago de Carvalho e Sousa, com projeto do arquiteto italiano Nicola Bigaglia, é testemunha privilegiada das profundas transformações urbanísticas e sociais ocorridas na cidade de Matosinhos-Leça nos finais do séc. XIX e ao longo do séc. XX.

Integra, desde 2003, a Rede Portuguesa de Museus, e é um dos espaços museológicos fundadores da MuMa - Rede de Museu de Matosinhos.

Desde 2010, o espaço da Quinta de Santiago é constituído por 3 edifícios: O Museu, composto por 2 pisos musealizados: o primeiro piso dedicado à história local e social, é um exemplo das vivências de finais de séc. XIX e princípios do séc. XX, e o segundo piso alberga exposições de longa duração, com exibição de obras do acervo de Arte da autarquia, do qual destacamos obras de António Carneiro, Agostinho Salgado, Augusto Gomes Aurélia de Souza e Joaquim Lopes; o Espaço Irene Vilar, dotado de auditório polivalente e espaço de serviços educativos; e a Casa do Bosque, onde se encontra instalada a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira e doada ao Museu.

No amplo jardim que rodeia o Museu o visitante pode encontrar obras escultóricas de Siza Viera, Rui Anahory e Lagoa Henriques.

 

Visitas:

Visitas Guiadas ao Museu e exposições. Por marcação.

Visitas Especiais:

  • Animada - Com o apoio de marionetas e adereços, esta visita faz-se brincando ao faz-de-conta, proporcionando interação entre o guia e osparticipantes [a partir dos 4 anos]
  • Às escuras – à luz de lanternas, direcionada para os pormenores decorativos da Casa [a partir dos 8 anos]
  • Teatralizadas – Personagens que outrora habitaram a Casa, como o Mordomo Baptista, o Cocheiro Gervásio, as Criadas Rosa Maria e Conchita, o arquiteto Nicola Bigaglia, entre outros, guiam o visitante e partilham momentos da época.
  • Literárias – Com apontamentos de trechos literários de finais de séc. XIX e princípios de séc. XX.
 

Atividades:

  • Ateliês de exploração das exposições – em todas as exposições existem propostas de exploração [a partir dos 4 anos].
  • À descoberta da casa! - Prova de orientação e descoberta realizada no interior e exterior da Casa de Santiago [dos 6 aos 12 anos].
  • Criança Traz Adulto: Domingo de Famílias - no 1º domingo de cada mês acontecem momentos de envolvência e interatividade em família [a partir dos 4 anos].
  • O Museu é + velho do que eu! – Festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos. Inclui uma visita especial e atividade à escolha do aniversariante.
  • Vem descobrir a Cascata Gigante! – Visita + atividade – visita à cascata e conceção de bonecos e/ou adereços a partir da modelagem em barro ou gesso ou através da reutilização de materiais [a partir dos 4 anos].
  • Campos de férias – colaboração nos Campos de Férias promovidos pela Autarquia, para crianças dos 6 aos 14 anos.

(para mais informações consultar separador CASA DO BOSQUE)

 

Fora de Horas

Q2: museu aberto até à meia-noite:
Todos os meses o Museu promove visitas e leituras encenadas:
Visitas especiais na 2ª quinta-feira do mês, às 21h30, com inscrição prévia obrigatória.
Salve a Língua de Camões na última quinta-feira do mês, às 21h30, leituras encenadas de textos em língua portuguesa. Parceria com TEATRO REACTOR MATOSINHOS

 

Museu acessível:

O museu dispõe de cadeira elevatória com cinto de segurança na cintura e capacidade para 120 kgs e de cadeira de rodas de apoio de utilização nos pisos 1 e 2. O jardim é parcialmente acessível, pois tem percursos com uma inclinação acentuada. Os wc’s (no Museu e auditório) são adaptados.

Serviço educativo: Quadros táteis para invisuais; visitas especiais (visita teatralizada; visita animada), oficinas de expressão plástica adaptadas a grupos com necessidades especiais.

 

Horários:

De Abril a Agosto
Terça a Domingo das 10h às 18h
[encerra para almoço das 13h às 15h]

De Setembro a Março
Terça a Sexta das 10h às 18h
[encerra para almoço das 13h às 15h]
Sábados, Domingos e Feriados das 15h às 18h

 

Contactos:

Tlf: 229392410
Email: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt 
Serviço Educativo: casadobosque@cm-matosinhos.pt 

Morada: Rua de Vila Franca, 134, 4450-802 Leça da Palmeira

http://www.facebook.com/museuquintasantiago 

Localização: 41º11’34.49’’N / 8º 41’28.89’’W

Transportes: Metro Linha A – Mercado de Matosinhos | STCP 507 | Resende 105, 106 e 120

Entradas e estacionamento:
Rua de Vila Franca, 134, 4450-802 Leça da Palmeira
Rua Pinto de Araújo, s/n, 4450-776 Leça da Palmeira

 
Google Map
Dr. Guilherme Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos
Mensagem do Presidente
Fale com o Presidente
Cidadania-ativa
Galerias

img

img

Newsletter
Câmara Municipal de Matosinhos
Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos
Tel: 229 390 900 | 229 392 400
Fax: 229 351 645 E-mail:mail@cm-matosinhos.pt
powered by NetMunicípio
On_1_1000_1000