Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Bibliotecas

CulturaBibliotecas

A Câmara Municipal de Matosinhos considera a promoção do livro e da leitura e a sua Rede Concelhia de Bibliotecas Públicas como vetores fundamentais da sua política cultural. Esta missão tem-se manifestado em práticas de atuação cujo objetivo assenta em duas vertentes essenciais. Se, por um lado, importa promover a criação de hábitos de leitura na população em geral, com particular acuidade nos mais novos, importa, por outro, cimentá-los.

Este pressuposto assenta na ideia base de que só alcançando estes dois objetivos se promove o acesso ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, potenciando-se nas pessoas o seu desenvolvimento cultural e uma consciência cívica mais activa – capacidades essenciais para dar resposta aos desafios que as sociedades modernas enfrentam, de uma forma consciente e responsável.

 
 

Objetivos

  • Facilitar o acesso da população, através do empréstimo, da consulta local e online a livros, de periódicos, documentos audiovisuais, documentos em suportes especiais e outro tipo de documentos, dando resposta às necessidades de informação, cultura e educação, no pleno respeito pela diversidade humana, segundo os princípios definidos pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas;
  • Fomentar o gosto pela leitura e promover a literacia, favorecendo o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais;
  • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica, tendo em vista o exercício dos direitos democráticos e um papel ativo na sociedade, nomeadamente através de atividades culturais da Biblioteca;
  • Contribuir de uma forma criativa para a ocupação dos tempos livres da população;
  • Valorizar e divulgar o património e a memória coletiva do concelho de Matosinhos, nomeadamente através da organização e difusão do fundo local;
  • Orientar os serviços prestados e os conteúdos informacionais de acordo com as necessidades dos utilizadores.
 

Como se tornar Leitor 

O acesso à biblioteca é livre e gratuito. De acordo com os princípios da leitura pública, são admitidos como utilizadores das Bibliotecas todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que a pretendam frequentar.

A inscrição como leitor é gratuita. Podem inscrever-se todas as pessoas que residam, trabalhem ou estudem na Área Metropolitana do Porto. A inscrição é direta e realizada no balcão da receção da biblioteca. Para tal é necessário mostrar um documento de identificação e um comprovativo de residência, ou de trabalho, ou estabelecimento de ensino.

 

O Empréstimo

É permitido o empréstimo domiciliário a todos os leitores da biblioteca. Esta é uma das vertentes fundamentais de uma biblioteca pública.

O leitor não tem obrigatoriamente que permanecer na biblioteca para consultar um documento, esta tem de ser capaz de lhe facultar o acesso, para o utilizar de acordo com o seu tempo e disponibilidade.

Estão disponíveis para empréstimo todos os fundos bibliográficos e audiovisuais (cd’s de música e dvd’s), com excepção das obras de referência (dicionários, enciclopédias...), publicações periódicas, obras raras ou em mau estado de conservação.

O empréstimo coletivo é considerado nos casos das escolas do concelho, grupos de leitores organizados, ou outras bibliotecas, devendo cada grupo instituir um responsável pela requisição que, no caso das escolas, será obrigatoriamente um professor.

imagem