Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Alcino Soutinho

ArquitecturaAlcinoSoutinho
Alcino Soutinho

 

A sinuosidade, a sedução, o diálogo

Alcino Soutinho é responsável por dois dos edifícios mais centrais de Matosinhos cuja presença é uma constante no quotidiano dos seus cidadãos e de quem nos visita.
Os seus projetos privilegiam a luz, o cidadão e o espaço público, tornando aprazível o exercício do serviço público: os Paços do Concelho (1987) são uma obra referencial no panorama da arquitetura nacional que alia a funcionalidade dos espaços com a modernidade das linhas.
Com este edifício, Soutinho projetou uma nova filosofia associada ao Poder Local, caracterizado pela transparência, pela proximidade e ligação aos cidadãos. Este edifício monumental surpreende a cada esquina com as suas ondulações, curvas, sinuosidades e cúpulas.
 
Esta obra, em interligação com a Biblioteca Florbela Espanca e a Galeria Municipal (2005), forma uma centralidade urbana de carácter monumental, visitada diariamente por dezenas de pessoas que, num misto de curiosidade e de deslumbramento, percorrem os recantos dos dois edifícios, que convidam à descoberta e à exploração.
 
 
Alcino Soutinho