Datas
Data da Fundação: 01-06-1972
História
Mais conhecido por DESPORTIVO DE LEÇA, BASQUETE DE LEÇA ou GDBL, o GRUPO DESPORTIVO DE BASQUETE DE LEÇA surgiu a 1 de Junho de 1972, fruto da insatisfação de algumas pessoas que até aí se encontravam ligados à secção de basquetebol do Leça Futebol Clube.
A primeira reunião da Comissão Organizadora aconteceu precisamente naquela data, na sede provisória, sita na Rua Direita, n.º 784, r/c direito, em Leça da Palmeira, tendo sido eleito para respectivo presidente António Lima (os demais membros eram António Castanheira, António Rocha e Costa, Rui Almeida e Augusto Almeida). No início de 1975 a sede social passou para a Rua Hintze Ribeiro, n.º 307 e ali tomaram posse os membros dos primeiros órgãos sociais, sendo Presidente da Direcção Cláudio Gomes.
Muitos outros “carolas” ocuparam depois tal cargo e ainda muitos mais fizeram parte dos órgãos sociais do clube, sendo merecedores de uma palavra de profundo apreço pelo trabalho que realizaram e pela dedicação que demonstraram e que permitiu que a instituição chegasse até hoje com a projecção e dimensão que é conhecida.
A primeira equipa de basquete a surgir foi a do escalão sénior que efectuou o primeiro treino em 15 de Agosto de 1972, no campo de jogos da já desaparecida empresa F.A.C.A.R.
Logo em 20 de Novembro de 1972 foi deliberado pela comissão organizadora a inscrição na A.B.P. de duas equipas de minibasquete, classe A e B, o que já traduzia, afinal, a principal vocação do clube, que até hoje se mantém, isto é, a iniciação e formação de atletas.
O clube passou a desenvolver também o Voleibol, no escalão sénior, e actividades culturais diversas, através da respectiva secção cultural, vindo em Junho de 1975 a ser criada a secção de Xadrez.
Na reunião da Direcção de 6 de Junho de 1975, foi lançada uma iniciativa que ainda hoje é lembrada com agrado e saudade: as manhãs infantis no Parque Infantil Florbela Espanca, aos Domingos, proporcionando a inúmeras crianças até aos 13 anos actividades como o basquetebol, voleibol, atletismo, gincanas e corridas de bicicleta, teatro, canções, desenho, etc. Na mesma vertente foram também lançados os concursos de Construções na Areia.
Em Julho de 1975 o clube promoveu a apresentação de peças de teatro no refeitório da F.A.C.A.R., pelos grupos Seiva Trupe e T.E.P. Estes apontamentos culturais, que foram acompanhados pela criação temporária de uma pequena biblioteca, pretenderam dotar o clube de uma vertente cultural que infelizmente se perdeu, mas cujo relançamento é cada vez mais uma hipótese.
Nas épocas de 1975/76 e 1976/77 o Voleibol sénior conseguiu subir da 3ª à 1ª divisão e a conquista de vários títulos, entre os quais o de Campeão Nacional da 3ª Divisão. Esta secção não durou mais do que alguns anos, por manifesta carência de espaços onde, em concorrência com o basquetebol, pudesse dedicar-se à formação.
Em 1977 surgiu a secção de Ténis de Mesa que, juntamente com o Xadrez, muito contribuiu para a animação da sede social. Esta duas secções mantiveram-se activas e com muita pujança e representatividade até ao momento em que a sede social deixou de oferecer condições para a prática correspondente.
Finalmente, no Basquetebol o clube tem marcado sucessivamente pontos junto da comunidade, das autarquias, da ABP, da FPB e das outras associações, pela dedicação extrema aos escalões mais jovens, encontrando-se ano após ano entre os clubes que maior número de crianças e jovens movimenta, especialmente no minibasquete, tendo, em média, nos últimos 10 anos, 160 atletas, a maioria dos quais entre os 8 e os 14 anos. Nas últimas épocas a captação de crianças para o basquetebol começou ainda mais cedo, com a criação do escalão baby, a partir dos 5 anos.
É esse trabalho iniciado desde muito cedo que permitiu já a conquista de vários títulos regionais (destacando-se o campeonato distrital de iniciados em 1996/97, 2002/2003 e 2005/2006, e o de cadetes na época de 1996/97), inúmeras presenças em fases finais, designadamente nacionais, convocatórias de atletas para as selecções distritais e nacionais, e o reconhecimento por parte das entidades que dirigem a modalidade, traduzido, por exemplo, na atribuição de distinções como a de treinador do ano e dirigente do ano.
O culminar de tudo isto acabou por ser o reconhecimento de utilidade pública à associação, o reconhecimento de mérito desportivo e a criação de condições para a construção de uma sede social própria, na qual se procura reactivar as secções de Xadrez e Ténis de Mesa, mas também o lançar novas actividades como a Dança Jazz e a Dança Aeróbica, que vão de encontro às expectativas das crianças, jovens e menos jovens nos dias de hoje.
Inaugurada no final de 2001 e sita na Rua Moinho de Vento, n.º 88, em Leça da Palmeira, a actual sede constitui um novo desafio para o clube, pois importa atrair para tal espaço não só os associados e atletas, mas também a comunidade em geral por forma a animá-lo constantemente e, dessa forma, justificar a sua existência. Já em 2006 o clube conseguiu ver aprovada candidatura a instalação de um posto público de acesso gratuito à Internet na sede, com dois computadores, que continua ao serviço dos atletas, associados e comunidade em geral.
Também no ano de 2006, com a prestimosa ajuda da CMM, o Clube adquire mais uma carrinha para transporte dos atletas, preenchendo assim uma necessidade face ao aumento no número de equipas verificado no passado recente.
Ainda em 2006, no mês de Setembro, o Clube mudou-se do antigo Pavilhão Municipal de Matosinhos para o novo Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, que veio proporcionar uma significativa melhoria nas condições da prática desportiva, com reflexos no aumento do número de atletas, e no acolhimento do cada vez maior número de adeptos do basquetebol que acorrem a acompanhar os muitos jogos que semanalmente acontecem. Apesar de tal melhoria, o clube passou a dispor de menos espaço para treinos comparativamente ao de que dispunha no Pavilhão Municipal de Matosinhos, o que, se atendermos ao aumento de atletas supra aludido, vem criar novas dificuldades.
Efectivamente, depois de muitos anos em que, com excepção do minibasquete, o clube apenas teve escalões masculinos, surgiu recentemente a aposta também nos escalões femininos, encontrando-se a participar nos respectivos campeonatos uma equipa de iniciadas e outra de cadetes, já com convocatória de atletas para selecções distritais e nacionais, o que demonstra que, embora com pouca duração, o trabalho é já de qualidade.
Recentemente também, e com o objectivo não só de informar os seus atletas e associados, mas ainda de divulgar o clube junto do público em geral, foi criada uma página na Internet, com actualização permanente e que tem recebido os maiores elogios no meio desportivo. No mesmo sentido foi celebrado um protocolo que permite incluir semanalmente no jornal “Matosinhos Hoje” uma página dedicada ao clube e da responsabilidade deste.
Apesar do excelente trabalho que continua a ser desenvolvido no basquetebol, a sua melhoria e crescimento passa necessariamente pela disponibilidade de um espaço que permita mais tempos de trabalho, pelo que começou já o desafio de sensibilização das Entidades Oficiais para essa realidade.
Presidente da Direção: Isabel Nunes
Rua Moinho de Vento, 88
4450-718 Leça da Palmeira