Conteúdo atualizado em2023/04/1416:18
Prémio Eixo Atlântico e Jovens Talentos Luso-Galaicos
A galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai acolher, entre 29 de julho e 27 de agosto, a XI edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico/Prémio Jovens Talentos Luso-Galaicos. Organizada pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, com a colaboração da Fundação da Juventude (FJ) e da Junta da Galiza, a exposição reúne os 29 melhores trabalhos de artistas portugueses e galegos selecionados a partir de mais de uma centena de obras que se apresentaram a concurso, incluindo os vencedores dos quatro prémios atribuídos pela bienal.
A XI edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico conta, entre as 29 obras expostas, com trabalhos de Olmo Blanco Fuentes, vencedor do 1º Prémio Eixo Atlântico (correspondente à melhor obra do certame), e dos artistas a quem foram atribuídos os prémios para a melhor obra portuguesa, para a melhor obra galega e para o melhor jovem talento: Rui Sousa, Raquel Martinez Ortiz e Diogo Costa, respetivamente. Nesta edição, a bienal atribuiu ainda duas menções honrosas às artistas Fátima Teles e Anai Lago.
Até abril do próximo ano, a exposição visitará 18 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, sendo a única mostra itinerante de artes plásticas entre dois países da União Europeia. A bienal pretende criar um espaço de promoção e intercâmbio de jovens artistas da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, apostando na arte como forma de aproximar os cidadãos dos dois lados da fronteira.
HORÁRIO: 2º a 6º das 9h30 às 19h00. Sábados das 9h30 às 13h00.
Entrada livre