25 de setembro às 21h30
26 de setembro às 16h00
Texto: Diogo S. Figueira | Encenação: Jorge Louraço
Sinopse
Abrigo para Náufragos é um espetáculo de teatro construído a partir das notícias de naufrágios na costa portuguesa publicadas no jornal O Comércio do Porto. Parte dessas notícias dizem respeito a barcos da Nazaré, e foram escritas pelo meu avô materno (até 1968) e pelo meu pai (a partir desse ano), que eram correspondentes do jornal durante esses períodos. O meu outro avô, o paterno, tinha morrido no mar, em 1951, com 71 anos, no seu 27ª acidente. O número de naufrágios a que tinha sobrevivido era tão impressionante que saiu uma notícia no jornal Boston Globe.
Os dois correspondentes do jornal, tanto o avô como o meu pai, tinham pequenas lojas de comércio que sobreviveram também a vários acidentes e um dia acabaram por fechar, tal como o próprio Comércio do Porto e as inúmeras lojas do centro das cidades. O comércio ainda não era de grandes superfícies, as lojas não eram franquias. Que aspetos da nossa vida em comum naufragaram com o fim do comércio local e da imprensa? Com esses naufrágios mudou a cara das ruas e avenidas, e o comércio de massas foi tomando conta das nossas vidas. A prova está na musealização das lojas antigas. Mas por cada loja típica protegida, quantas não se afundaram? E quais são os salvados desses naufrágios?
A partir de um ponto específico da costa pode contar-se a história de outros portos, para onde seguiam e de onde provinham barcos e pessoas. Os relatos dos acidentes no mar servirão de material para a construção de uma narrativa sobre as transformações da costa e dos trabalhos marítimos, desde o fim da Segunda Grande Guerra até à entrada de Portugal na União Europeia, focando a passagem da pesca artesanal para a pesca industrial, o crescimento do turismo, a mudança de regime político, e a criação de obras literárias e plásticas sobre o mar e os pescadores, na área a norte do Cabo Carvoeiro.
Classificação etária
M/12
Duração
Aproximadamente 90'
Bilheteira Online
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/100253-abrigo_para_naufragos-teatro_municipal_constantino_nery/
Ficha Técnica
Texto: Diogo S. Figueira
Encenação: Jorge Louraço
Assistência de Encenação: Micaela Soares
Composição e Interpretação Musical: Carl Minnemann
Interpretação: Rui Oliveira, Tiago Araújo, Valdemar Santos
Cenografia e Figurinos: Patrícia Pescada
Desenho de Luz: Cláudia Valente
Coordenação de Produção: Patrícia Gonçalves
Coprodução: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery,
Teatro Experimental do Porto
Apoio: Marionetas do Porto
Agradecimentos: Abílio Figueira, Abílio Manuel Figueira, Afonso Veríssimo, CRL-Central Elétrica, Fernando Moreira, Iolanda Veríssimo, Jorge Palinhos, Maria Teresa Figueira, Museu Dr. Joaquim Manso / Direção Regional de Cultura do Centro, Pedro Eiras, Susana Veríssimo, Teresa Veríssimo, Tiago Figueira