O Museu do Linho e do Milho é propriedade do Rancho Folclórico do Padrão da Légua. Esta coletividade tem vindo, ao longo dos anos, a preservar o espólio relacionado com o cultivo do linho e do milho.
Esta coleção resultou da recolha que este agrupamento folclórico realizou, fundamentalmente nos anos 90 do século XX, no Norte do país, enquanto procedia ao levantamento das danças e cantares associados ao trabalho do linho e do milho.
O Museu divide-se em dois grandes núcleos: o do ciclo do milho, onde o visitante pode observar as várias fases do cultivo do milho e os instrumentos utilizados para esta prática; e o do ciclo do linho, representado através dos seus diversos momentos de cultivo e respetivos utensílios, tais como rodas de fiar, espadelas ou sedeiros.
Há ainda uma representação do quotidiano de uma casa rústica com as suas divisões, utensílios e trajes, assim como um pequeno núcleo de curiosidades, com peças de várias temáticas da cultura popular.
Serviços Educativos
Atividades de Serviços Educativos promovidas pela MuMa:
Atelier “Da Mó ao Biscoito de Milho” Objetivos:
Fomentar a responsabilização da criança e, simultaneamente, a aprendizagem dos hábitos alimentares e costumes das sociedades agrícolas
Confeccionar biscoitos de milho
Público: a partir dos 6 anos Orientação: Serviços Educativos da CMM
Atividades sujeitas a marcação prévia, até uma semana antes da data do atelier Informações e marcações: 229 390 967 / muma@cm-matosinhos.pt
Contactos
Para escolas e outros grupos (de 2ª a 6ª feira) as visitas guiadas estão sujeitas a marcação prévia (229 390 967 / muma@cm-matosinhos.pt ) Morada: Rua Carlos Oliveira, 207 cave Bairro do Seixo - Padrão da Légua 4465-055 S. Mamede de Infesta Telefone: 229 540 207 Fax: 229 540 207 Horário: Domingo das 14h30 às 17h00 (excepto quando o Rancho tem actuações)