Depois de terem criado o maior mural de graffiti do país, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lionesa voltam a convergir num novo programa de arte urbana que vai espalhar a cor e o traço de seis writers pelo tecido urbano de Matosinhos. Integrado na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o projeto “Up There” será apresentado no dia 6 de julho, pelas 11 horas, na Lionesa, contando com a presença de alguns dos writers que participam na iniciativa.
Os graffitis serão, desta vez, pintados em 7 grandes empenas da cidade, incluindo bairros sociais, e terão a assinatura dos portugueses Mr. Dheo, Hazul, Pariz One e ARM Collective, mas também do espanhol Pantone e do francês Katre. O primeiro mural começará a ser pintado já no dia 7 de julho e o último ficará concluído a 7 de setembro.
Os murais criados no âmbito do programa “Up There” integrarão a rota de street art de Matosinhos, que conta já com o mural da Lionesa e com as obras recentemente concebidas para a Galeria P55, para a Escola Secundária Augusto Gomes e para a Escola do Estádio do Mar. Para além de requalificarem o espaço urbano, os murais de graffiti constituem um gesto de democratização da arte, contribuindo também para a dinamização e diversificação turística da cidade.