Nasceu terceira obra do projeto
Matosinhos vai ganhar mais um mural gigante: Hazul começa amanhã a graffitar.
Depois de Pariz One e do francês Katre, que têm praticamente prontos os murais de graffiti que conceberam para o projeto “Up There”, Hazul começa amanhã, 19 de julho, a pintar a grande empena da Rua Augusto Gomes que vai ser a sua próxima tela. O mural, o segundo que Hazul pinta em Matosinhos, vai nascer numa das fachadas laterais do mesmo edifício, fronteiro à Escola Secundária Augusto Gomes, onde Pariz One pintou um pôr-do-sol poliédrico para o circuito de arte urbana de Matosinhos.
Hazul dedica-se ao graffiti há cerca de quinze anos, sendo um dos mais conhecidos writers nacionais. Pratica uma street art marcada pelo simbolismo e pelo imaginário nacionais, com fortes referências à iconografia religiosa. A maior parte do seu trabalho está impresso nas paredes da cidade do Porto, onde chegou a inaugurar uma galeria de graffiti ao ar livre nas vielas abandonadas de Miragaia, cujas portas entaipadas lhe serviram de tela. Mas está presente em outras cidades nacionais e estrangeiras, como Loures e Rennes, apenas para citar dois exemplos recentes.
Integrado na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o projeto de street art “Up There” está a decorrer desde o início de julho. A iniciativa vai espalhar obras de seis writers nacionais e estrangeiros por outras tantas paredes de Matosinhos. Resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lionesa (anteriormente responsável pela criação do maior mural de graffiti do país), o projeto “Up There” conta com a participação dos portugueses Mr. Dheo, Hazul, Pariz One e ARM Collective, mas também do espanhol Pantone e do francês Katre, estando previstas intervenções nos bairros sociais da Biquinha e de Carcavelos.
Os murais criados no âmbito do programa “Up There” integrarão a rota de street art de Matosinhos, a qual conta já com o mural da Lionesa e com as obras recentemente concebidas para a Galeria P55, para a Escola Secundária Augusto Gomes e para a Escola do Estádio do Mar. Para além de requalificarem o espaço urbano, os murais de graffiti constituem um gesto de democratização da arte, contribuindo também para a dinamização e diversificação turística da cidade.
Após a intervenção de Hazul, que deverá ficar pronta na próxima semana, o programa “UP There” será retomado entre 1 e 6 de setembro, com a pintura de mais três murais de grandes dimensões.