Festival Internacional da Cidade de Matosinhos
Integrada na programação das Festas do Senhor de Matosinhos decorreu nos dias 27 e 28 de maio a XIII edição do Festival Internacional de Tunas da Cidade de Matosinhos.
Tendo como objetivo o desenvolvimento e a promoção da música e das tradições académicas, a Associação Tuna Académica do Instituto Português de Administração e Marketing da Cidade de Matosinhos preparou, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, um programa intenso de atividades.
Foram dois dias de grande animação musical em que não faltaram brincadeiras, serenatas e atuações improvisadas das tunas convidadas que, com temas animados, proporcionaram uma programação diferente nas Festas do Senhor de Matosinhos, promovendo a cultura académica, tunante e estudantil.
Parte integrante da programação das Festas do Senhor de Matosinhos desde 2011, a experiência e espírito de entreajuda da Associação Tuna Académica do Instituto Português de Administração e Marketing da Cidade de Matosinhos fez evoluir este evento, tornando-o numa atividade cultural e recreativa de destaque na área metropolitana do Porto e no panorama académico nacional e ibérico.
Este ano e atendendo a que Matosinhos é a Capital da Cultura do Eixo Atlântico, a organização do FITAM pretendeu, ainda, potenciar as expressões culturais das cidades do Norte de Portugal e da Galiza e convidou, entre outras, a Tuna da Universidade de Compostela, de Santiago de Compostela (Galiza) e a Transmontuna – Tuna da Universidade de Trás-os-Montes (de Vila Real, cidade que partilha o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com Matosinhos).
A noite do dia 27 de maio, sexta-feira, foi marcada pelo ETAM – Encontro de Tunas e Associações de Matosinhos, que reuniu no Palco das Festas o Grupo Capoeira Vadeia, Agrupamento de Escuteiros 677 Matosinhos – Coro 72 Vozes, DESATUNA – Tuna Feminina da ESAD, TAESAD – Tuna Masculina da ESAD e Rey Brandão.
A tarde do dia 28 foi imbuída pelo ambiente de magia e romance da serenata à cidade, realizada na Casa da Juventude de Matosinhos, e o passacalles que agitou as ruas atraindo a população para o espetáculo.
Numa noite repleta de convívio, animação, boa música e de grandes reencontros subiram ao palco as tunas Tasca – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada, Transmontuna – Vila Real, Cuca – Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Tuna Académica Compostelana, num espetáculo vibrante. Também a Atituna – Tuna Feminina da FPCEUP marcou presença como tuna extra – concurso.