Candidato a edifício do ano
É o único projeto português numa lista de 343 candidatos. Vencedor conhecido em novembro em Berlim.
O Terminal de Cruzeiros, inaugurado em 2015, é já uma referência na paisagem da Costa Atlântica, um espaço de investigação e divulgação científica e de dinamização turística, considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pela Seatrade Awards 2015. Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros foi também considerado o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística.
O Terminal de Cruzeiros de Leixões está agora nomeado para o prémio “World Building of the Year 2016” e é o único projeto português numa lista de 343 candidatos de 58 países (https://www.worldarchitecturefestival.com/2016-shortlist).
O prémio, atribuído pelo World Architecture Festival, divide-se em 32 categorias. O Terminal de Cruzeiros concorre com 11 projetos na categoria “Uso Misto”.
O júri é constituído por arquitetos, jornalistas e críticos de arquitectura. O anúncio dos vendedores será feito em Berlim, no World Architecture Festival que decorre de 16 a 18 de novembro.
O Terminal de Cruzeiros, no valor de 50 milhões de euros, foi co-financiado em 51% pelo ON.2- O Novo Norte. O restante foi suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além de um novo cais, a obra envolveu uma estação de passageiros com capacidade para acolher 2500 pessoas em trânsito, um porto de recreio náutico para 170 embarcações, dois parques de estacionamento para autocarros e viaturas, um cais fluviomarítimo e acessos diretos à cidade. Uma das grandes valências do novo edifício é o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto. A gestão dos gabinetes e laboratórios experimentais está a cargo do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
Notícias relacionadas
-
O Nosso ComércioCOVID-19
O Nosso Comércio
11.04.20 -
Senhor de MatosinhosCOVID-19
Senhor de Matosinhos
07.04.20 -
ComunicadoCOVID-19
Comunicado
06.04.20 -
Centro de RastreioCOVID-19
Centro de Rastreio
03.04.20