Espaço acolhe exposição "Para Além da Luz" de 15 de Junho a 30 de Outubro.
Foi hoje apresentado o espaço “Planeta Mar”, uma iniciativa do CIMAR – Laboratório Associado e da Câmara Municipal de Matosinhos e que será gerido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), com financiamento do Programa Ciência Viva.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente, Dra. Joana Felício, a representante da Real Embaixada da Noruega, Kristin Andréasson, o Prof. João Coimbra, Presidente do CIMAR, e a orientadora do projecto, Elinor Bartle.
O objectivo emblemático do projecto “Planeta Mar” é mostrar, ao grande público em geral e aos alunos do ensino básico e secundário em particular, que a tarefa de melhor conhecer o mar para melhor o saber gerir é prioritária e que cada um de nós é um actor desta gestão. A mensagem a fazer passar é a da solidariedade para com as gerações vindouras.
O carácter lúdico, pedagógico e de divulgação do “Planeta Mar” assume-se também como essencial, dado o protagonismo que ao cidadão comum está reservado na evolução futura do mar. O “Planeta Mar” tem um carácter muito integrado, ligando através de uma abordagem científica as tecnologias modernas de exploração e investigação dos oceanos, em todas as suas componentes (física, química, geológica e biológica), bem como os aspectos económicos e sociais da interacção homem/ambiente.
No espaço “Planeta Mar” estará patente de 15 de Junho a 30 de Outubro a exposição “Para Além da Luz”, uma exposição constituída por descobertas e impressões únicas obtidas em expedições marítimas em mar profundo.
Os organismos de mar profundo têm de ultrapassar as dificuldades de recursos alimentares limitados, bem como os desafios físicos da escuridão, temperatura fria e elevada pressão. Como forma de resposta, formatos de corpo fantásticos ou invulgares e com comportamentos que lhes permitem encontrar alimentos, evitar serem comidos e assegurar uma reprodução bem sucedida.
A exposição produzida na Noruega pelo Museu de Bergen e pelo projecto de investigação internacional MAR-ECO integra a iniciativa global Census of Marine Life (CoML).