Transformação da Real Vinícola em destaque
“Do Objeto Reinventado à Cidade Reinventada” é o mote da primeira conferência que o jornal Público está a promover, ao longo do dia de hoje, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no âmbito programa da Representação Portuguesa na Trienal de Milão 2016, “Objects After Objects”.
Organizada em parceria com a ESAD- Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, a conferência reúne um conjunto de destacados especialistas nas áreas do design, arquitetura e sociologia para debaterem as formas de produção, mediação e comunicação que nas suas interligações ao design nos suscitam uma nova agenda de questões e propostas futuras.
Na sessão de abertura, liderada pela Diretora do “Público”, Bárbara Reis, marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Para Guilherme Pinto, o Terminal de Cruzeiros “é um dos maiores símbolos da reinvenção da cidade”. “O design é um elemento totalizador da vida das comunidades. Não compramos nem vendemos nada sem que tenha sido transformado pelo design. As cidades têm que se tornar apelativas e sedutoras, melhorando a sua imagem”, disse o edil, justificando, assim, a aposta em investimentos como a Casa do Design, a Casa da Arquitetura, o Museu da Diáspora, a renovação da orla costeira, a reinvenção de espaços e de conceitos.
Da parte da manhã participaram os oradores José Bártolo e Maria Milano, da ESAD, e o arquiteto João Mendes Ribeiro. Seguiu-se a apresentação do projeto de reconversão do antigo Matadouro Municipal do Porto, em Campanhã.
Já o projeto de reabilitação do edifício da Real Vinícola, em Matosinhos, foi apresentado pelo diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio.
Após vários anos de abandono e indefinição, o quarteirão da Real Vinícola, onde funcionou a primeira grande unidade industrial de Matosinhos, vai ser devolvido à cidade já no próximo ano, com a instalação da Casa da Arquitectura e da Orquestra Jazz de Matosinhos. As obras de requalificação estão em curso e envolvem um investimento de 3,5 milhões de euros. A apresentação internacional do projeto, nos dias 1 e 2 de julho, inclui um intenso programa de debate e animação.
O programa da conferência para hoje à tarde, além das conferências com Álvaro Domingues e Paolo Deganello, inclui um debate com José Bragança Miranda (investigador), Nuno Valentim (arquiteto), Paolo Deganello (arquiteto, designer) e Rui Moreira (Presidente da Câmara do Porto).
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20