“Memórias da Pesca e dos Pescadores de Matosinhos” foi o tema desta edição
As visitas guiadas pelo historiador Joel Cleto às histórias, às lendas e ao património de Matosinhos em noites de lua cheia regressaram na noite de 3 de maio.
O tema desta edição do Moontosinhos foi “ As Memórias da Pesca e dos Pescadores de Matosinhos”, evocando o apogeu da vila de Matosinhos quando, durante o século XX, se tornou o maior porto de pesca da sardinha de Portugal, com uma comunidade que chegou a representar cerca de seis mil pescadores, que mantinham em atividade cerca de três centenas de embarcações.
O ponto de encontro de algumas dezenas de participantes desta sessão foi a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, com a visita à exposição “Memórias do Monte Castêlo: 100 anos do nascimento de Joaquim Neves dos Santos”, seguindo o percurso por lugares relacionados com as memórias ligadas à classe piscatória, como o Bairro dos pescadores e o monumento ao pescador existente neste bairro. A visita terminou junto ao Monumento aos Pescadores de Irene Vilar, na Praça Guilhermina Suggia, em frente à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
Recorde-se que desde abril de 2013 que, coincidindo com as noites de lua cheia, as visitas guiadas Moontosinhos divulgam e partilham a história e o património de Matosinhos, atraindo todos os meses, entre abril e outubro, centenas de participantes.
O ciclo “Moontosinhos” regressa no dia 19 de maio com o tema: da Torre de Linhares ao Monte Castêlo.
Para mais informações e inscrições: gmah@cm-matosinhos.pt
Notícias relacionadas
-
Procissão do Senhor de Matosinhos
Procissão do Senhor de Matosinhos
31.05.20 -
Senhor de Matosinhos
Senhor de Matosinhos
25.05.20 -
Funcionários da restauração testam COVIDCOVID-19
Funcionários da restauração testam COVID
22.05.20 -
Apoio a doentes oncológicos do ConcelhoAção Social e SaúdeCOVID-19
Apoio a doentes oncológicos do Concelho
21.05.20