“Habitar a Obra” na Galeria Municipal de 7 de março a 19 de abril
Helena Almeida está de regresso a Matosinhos com a exposição “Habitar a Obra” que abriu portas na tarde deste sábado, na Galeria Municipal, em Matosinhos.
A obra de Helena Almeida surge, agora, numa exposição individual, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação de Serralves, que visa dar a conhecer alguns dos grandes nomes da arte contemporânea mundial através da realização de exposições itinerantes.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vice-presidente e Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e o Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, estiveram presentes na abertura da mostra que está patente em Matosinhos até ao dia 19 de abril.
Artista multifacetada, que explorou meios como o desenho, a pintura, o vídeo, a fotografia ou a instalação, Helena Almeida, recorde-se, foi uma das artistas representadas na exposição “Mesa dos Sonhos: Duas coleções de arte contemporânea”, que esteve patente no ano passado na Galeria Municipal de Matosinhos.
A exposição que chega agora a Matosinhos, intitulada “Helena Almeida- Habitar a Obra”, apresenta obras da artista plástica da coleção da Fundação de Serralves.
Helena Almeida produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central — que regista, ocupa e define o espaço — e o seu encontro performativo com o mundo. As primeiras telas abstratas da artista abordavam de forma crítica os limites do espaço pictórico e as condições literais da pintura. Esse interesse estendeu-se nos anos 70 à fotografia, onde o inconfundível espaço do ateliê da artista e o corpo feminino, fragmentado ou parcialmente obscurecido, se tornaram presenças recorrentes. É o caso da obra Sem título, de 1994-95, que integra esta exposição: uma sequência fotográfica de vinte elementos onde a artista se fez fotografar a distâncias várias e onde a escala e o número de elementos que a constituem, associados à dimensão espacial que sobressai do percurso/performance da artista pelo espaço fotografado, revelam uma abordagem inovadora à relação do corpo com o espaço.
Apesar de trabalhar em meios vários, a artista delineia meticulosamente esta coreografia e a composição de muitas das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e o poder psicológico do corpo humano.
Exposição “Helena Almeida: Habitar a Obra”
7 de março a 19 de abril
Galeria Municipal
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20