O Fórum Trienal, um auditório com capacidade para 200 pessoas instalado no Pólo II da Trienal (no Edifício da Cordoaria Nacional) acolhe, durante os meses de Junho e Julho, um ciclo de debates que abre o diálogo entre os vários agentes transformadores do território, arquitectos, urbanistas, paisagistas, geógrafos, sociólogos, engenheiros e economistas com o poder político e população em geral sobre temas como as grandes infra-estruturas, os vazios urbanos na frentes de água e cidade consolidada, entre outros.
O Fórum Trienal também será o palco da apresentação de projectos e entrega dos prémios dos concursos da Trienal.
No dia 22 de Junho, pelas 18h00, deu-se início ao ciclo de debates com a apresentação dos projectos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Este primeiro debate, com o tema “Frentes de Terra – Novos Caminhos de Iniciativa Pública I”, contou com a presença dos comissários da AML/AMPXXI, Cristina Veríssimo Diogo Burnay, Ana Vieira e Nuno Sampaio, do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita, e de Carlos Lage, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-N.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, esteve entre os oradores do debate, no qual apresentou os projectos municipais para a Marginal de Leça da Palmeira, para a Piscina Municipal de Guifões e para o Parque Recreativo Desportivo Nascente.