Em Matosinhos, as comemorações prolongam-se pelo fim-de-semana e prometem muita animação e festa aos núcleos museológicos do Concelho.
O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977. A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério das Cultura Francês em 1999, sendo atualmente assinalada em 39 países.
O tema lançado este ano pelo ICOM para a celebração do Dia Internacional dos Museus- "Museus e Paisagens Culturais"- visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural.
Em Matosinhos os doze espaços museológicos da MuMa- Rede de Museus de Matosinhos irão abrir as suas portas e celebrar, em especial, o Dia Internacional dos Museus, com um conjunto de eventos atrativos e diversificados, para vários tipos de público, desde visitas especiais e temáticas, exposições, palestras, teatro, dança, música, oficinas e workshops, cinema, entre outras atividades.
Ontem, no Museu da Quinta de Santiago, realizaram-se visitas teatralizadas e sessões fotográficas com crianças e idosos. O resultado estará depois em exposição no auditório Irene Vilar.
No Museu da Escola de Lavra está patente a exposição “O Património: dar um Futuro ao Passado”, organizado pela editora Santilhana e Fundação Manuel António da Mota.
Na Casa-Museu Abel Salazar, além das visitas guiadas, pode ser vista a exposição de arte contemporânea “Detalhes”. Visitas guiadas foram também organizadas no Museu do Linho e do Milho, Núcleo Museológico do Mar, Museu de Jazigos Minerais, Sala-Museu Guilherme Thedim, Museu Padre Silva Lopes e Museu dos Bombeiros.
No Museu da História da Escola Gonçalves Zarco, pode ser visitada a exposição “Objetos da Educação física com Histórias”.
Na Casa do Mar, em Angeiras, promoveu-se uma oficina de cantaria nas réplicas dos tanques romanos de salga do peixe. Já no Museu da Misericórdia o destaque vai para a exposição documental “Memórias Documentadas”.
Conheça o restante programa:
Museu da Quinta de Santiago
21 MAIO
21h30 | SALVÉ A LÍNGUA DE CAMÕES regressa ao Museu: “Elvis no Jardim de Infância”, no Jardim de Inverno
22h30 | VISITA ESPECIAL ESTRAMBÓLICA, com Arquiteto Nicola Bigaglia (máx. 30 pessoas)
00h00 | VISITA ESPECIAL ESTRAMBÓLICA, com Arquiteto Nicola Bigaglia (máx. 30 pessoas)
Museu da Escola de Lavra
21 MAIO | A partir das 21h00
PROJEÇÃO do FILME “O vestuário na arte em Portugal do séc. XIX”, elaborado pelos alunos do 6º D
Declamação de poesia, por Daniel Jonas
DANÇAS POPULARES portuguesas, pelo grupo Ana Marta
CONCERTO de música pelos alunos do Clube de Música, dirigidos por Rogério Ribeiro
DEGUSTAÇÃO de caldo verde e outras iguarias da gastronomia lavrense
Notícias relacionadas
-
Guia em Braille
Guia em Braille
19.07.19 -
Porto Design Biennale 2019
Porto Design Biennale 2019
18.07.19 -
Salvé a Língua de Camões
Salvé a Língua de Camões
03.07.19 -
Música de outros tempos
Música de outros tempos
03.07.19