Câmara de Matosinhos vai arrancar com testes serológicos aos funcionários da primeira linha de combate à COVID-19
A Câmara Municipal de Matosinhos vai arrancar com os testes serológicos aos funcionários municipais, agentes da Polícia Municipal, bombeiros das 4 corporações do concelho e funcionários das Uniões de Freguesia, num total de cerca de 500, que estiveram na primeira linha de combate à pandemia por COVID19.
Os testes deverão arrancar no próximo dia 25 de maio e surgem de uma parceria realizada entre a autarquia e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, através do Ipatimup Diagnósticos.
Estes testes têm como finalidade avaliar a presença de anticorpos ao vírus SARS-CoV-2 nos trabalhadores do município e irão realizar-se em sistema drive thru no Parque de Manhufe, numa estrutura montada para o efeito e contígua ao atual COVI-drive.
Esta operação vai permitir à autarquia ter um retrato fiel sobre a situação de imunidade dos trabalhadores que estiveram no ativo durante o período de confinamento e adotar medidas de proteção adequadas.
“A autarquia de Matosinhos teve sempre uma grande preocupação com a testagem da população, nomeadamente a mais vulnerável. Desde o início da pandemia que o nosso esforço foi canalizado nesse sentido e tivemos no terreno diferentes modelos de realização de testes, adaptados às diferentes realidades. Passada a fase de confinamento, e estando nós a preparar o regresso gradual aos locais de trabalho, é útil e necessária a realização destes testes serológicos para perceber o grau de imunidade dos nossos trabalhadores e adequar as medidas de segurança mediante os resultados que obtivermos”, realçou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta amostra fará parte de um estudo com o qual se pretende, explica Claudio Sunkel, diretor do i3S, “estabelecer um ponto de partida para avaliar a presença de anticorpos na população do Concelho de Matosinhos, o que permitirá aferir de forma alargada qual a proporção de pessoas no distrito que eventualmente tiveram contacto com o vírus e assim estimar a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região”.
Segundo adianta Paulo Canedo, gestor do Ipatimup Diagnósticos, este teste serológico consiste na deteção de anticorpos produzido após a exposição ao vírus SARS-COV-2 e que é responsável pela Covid-19. O teste demora aproximadamente 10 minutos a ser realizado e permite identificar os indivíduos que já apresentam uma resposta imunológica a este vírus. A realização dos testes será feita pelos técnicos do Ipatimup Diagnósticos, assim como por investigadores voluntários do i3S.
Notícias relacionadas
-
Galp Beach Party adiada
Galp Beach Party adiada
16.05.20 -
Dia Internacional dos Museus
Dia Internacional dos Museus
15.05.20 -
Abriu novo túnel de acesso à A28
Abriu novo túnel de acesso à A28
15.05.20 -
Fundo de Emergência MunicipalCOVID-19
Fundo de Emergência Municipal
15.05.20