Noite de concerto e de lançamento de CD
No regresso a Matosinhos, e ao Teatro Municipal Constantino Nery, ontem, sexta-feira, dia 17 de junho, António Rosado interpretou o primeiro e o segundo “Préludes” de Claude Debussy, datados, respetivamente, de 1909/10 e de 1912/13. Após o final do espetáculo, o café-concerto do Constantino Nery acolheu a apresentação do CD de Rosado dedicado à gravação integral dos Prelúdios de Debussy.
António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt. Esta versatilidade permitiu-lhe apresentar, pela primeira vez em Portugal, destacadas obras como as Sonatas de Enescu ou paráfrases de Liszt, sendo o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos Estudos de Claude Debussy. No registo dos recitais pode incluir-se também a interpretação da integral das sonatas de Mozart.
Atuou em palco, pela primeira vez, aos quatro anos de idade. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com vinte valores. Aos dezasseis anos parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música e nos cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália).
Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse, sob a direcção de Michel Plasson e desde essa data tem tocado com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros como: Georg Alexander Albrecht, Moshe Atzmon, Franco Caracciolo, Pierre Dervaux, Arthur Fagen, Léon Fleischer, Silva Pereira, Claudio Scimone, David Stahl, Marc Tardue e Ronald Zollman.
Também na música de câmara tem atuado com prestigiados músicos como Aldo Ciccolini, Maurice Gendron, Margarita Zimermann, Gerardo Ribeiro ou Paulo Gaio Lima, com o qual apresentou a integral da obra de Beethoven para violoncelo e piano.
Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles. Estes prémios constituem o reconhecimento internacional do seu virtuosismo e o impulso para uma brilhante carreira, com a realização de recitais e concertos por todo o Mundo, e a participação em diversos festivais. Na década de 90, foi o pianista escolhido pela TF1 para a gravação e transmissão de três programas – música espanhola e portuguesa, Liszt e, por fim, um recital preenchido com Beethoven, Prokofiev, Wagner-Liszt.
Em 2007, a França nomeou-o Chevalier des Arts et des Lettres.
Matosinhos, através da aposta reiterada que a Câmara Municipal faz há vários anos, na música clássica, tem sido um dos seus principais palcos sendo sempre recebido de forma calorosa por um público cada vez mais vasto.
Notícias relacionadas
-
Reabertura da pesca da sardinha
Reabertura da pesca da sardinha
01.06.20 -
Polícia Municipal reforçadaCOVID-19
Polícia Municipal reforçada
01.06.20 -
Reabertura do ensino pré-escolarCOVID-19
Reabertura do ensino pré-escolar
01.06.20 -
Abertura de centros comerciaisCOVID-19
Abertura de centros comerciais
01.06.20