Teatro Municipal de Matosinhos recebeu gala de projeto de cinema desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos e as escolas secundárias do concelho.
No passado sábado, 28 de maio, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu a 2ª edição do Festival de Cinema 7/1 onde estiveram presentes as seis escolas secundárias do Concelho de Matosinhos. Esta iniciativa contou ainda com a participação do Vereador da Educação, António Correia Pinto.
O 7/1 é um projeto de cinema que pretende despertar o interesse pelo mesmo e pelas restantes artes no público de ensino secundário. Por este mesmo motivo uma curta-metragem é feita pelos alunos com a ajuda de uma equipa profissional dentro da própria escola. Para dar início ao trabalho, os participantes estão presentes numa formação onde são formadas equipas artística e técnica. O primeiro grupo elabora um argumento e atribui personagens aos que vão interpretar, já o segundo grupo aprende a manusear o equipamento técnico, isto depois de uma abordagem sobre o cinema para todo o grupo. No segundo dia as gravações começam com tudo o que é necessário, sendo preparado desde a formação, existindo assim um trabalho de produção por parte dos participantes. A criatividade é usada através das artes para a sétima arte.
Finalmente, no Festival de cinema, são exibidas as curtas-metragens pela primeira vez e as escolas têm a oportunidade de ver o seu trabalho e o das outras escolas num ambiente artístico de celebração à sétima arte.
Tal como no ano anterior, nesta edição da Gala 7/1 esteve presente um júri que conta com um currículo relevante nas áreas premiadas. A área da interpretação ficou entregue a Juliana da Cruz Rodrigues que desenvolveu a sua carreira como atriz, mas sobretudo como professora de teatro das mais diversas idades e ainda a Nuno Meireles que é ator e investigador nesta área, professor em instituições como Escolas Superior Artística do Porto, Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e a Universidade do Minho.
No que diz respeito à área de cinema, fazia parte do júri Pedro Farate, Diretor de Fotografia no filme premiado Pecado mortal, e ainda André Almeida Rodrigues, um jovem realizador premiado.
De destacar a presença na Gala 7/1 de Tó Zé Martinho um reconhecido ator e argumentista, com três das mais vistas novelas de sempre.
Os jovens foram premiados com dez prémios em diferentes categorias entre as quais melhor ator/atriz principal, melhora ator/atriz secundária, melhor argumento, melhor realização, melhor fotografia, melhor som ou melhor filme.
Notícias relacionadas
-
Reabertura ao PúblicoCOVID-19
Reabertura ao Público
19.05.20 -
Dia Internacional dos Museus
Dia Internacional dos Museus
15.05.20 -
Isabel Allende no LeV
Isabel Allende no LeV
28.04.20 -
Fim de semana em cheio em Matosinhos
Fim de semana em cheio em Matosinhos
04.12.19