2006/09/29
Adicionar a calendário
2006-09-29 01:00:00
2006-09-29 01:00:00
Europe/Lisbon
Salve a Língua de Camões
Museu da Quinta de Santiago
Horário:
21h30
Local:
Museu da Quinta de Santiago
Agenda | Geral
Dramaturgias Inéditas para ver, ouvir e sentir em português.
Apocalypse Now no Museu surpreende Camões e visitantes
Museu da Quinta de Santiago/ Centro de Arte de Matosinhos
Museu da Quinta de Santiago/ Centro de Arte de Matosinhos
No início de Agosto, o Salve a Língua de Camões! fez as malas e partiu para o Brasil. Com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, esteve durante esse mês no Espaço Satyrus 1 em S. Paulo, co-parceiro desde a primeira edição do projecto, e no Teatro Ziembinski no Rio do Janeiro, em apresentações do espectáculo "DEMONERUM 121", com textos do dramaturgo português Ricardo Peixoto e com direcção e produção da fundadora do projecto, a Companhia Teatral CAIRTe. Como complemento destas apresentações, a FNAC do Rio de Janeiro expôs a mostra fotográfica " Viagens pelas palavras"- registos visuais das sessões no Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica da autarquia onde decorrem as leituras encenadas.
Em Setembro, Camões regressou a Portugal. Espera-o " Apocalypse Now", a oitava viagem, desta feita pelo universo dramatúrgico poético e encantatório de Cabo Verde, pelas palavras de Arménio Vieira. Este escritor e poeta oriundo da Cidade da Praia descreve as suas peças como um "divertimento teatral".
Para William Gavião, encenador da Companhia Teatral Cair.te e director das leituras, "Apocalypse..." é uma comédia "profana, provocadora, inusitada com a ingenuidade da despretensão e do desprendimento de formas e estilos literário, feita com uma escrita simples, quotidiana, que para além das palavras tece o imaginário idilioso dos sonhos em cores fortes, solares, do vermelho da terra ao azul dos céus dos desejos e da esperança de uma luz ou estrelas a guiar-nos por um mundo melhor..."
Como em todas as viagens, e no âmbito da internacionalização "virtual" do projecto, no decorrer da leitura será realizada uma ligação via internet com o responsável pelo projecto em Cabo Verde, João Branco da Mindelact.
Nesta sessão, a leitura será móvel. E mais não podemos dizer. O Sigilo é parceiro da Surpresa.
Venha ao Museu. Aqui, Brasil e Cabo Verde ficam mais perto.
Ficha Técnica:
Interpretação: Ana Perfeito / Ângela Marques / Ângelo Pires / Fernando Rocha / Hugo Calçada / Maria José Nunes de Sá /Manuel Joaquim / Marta Rocha / Otília Martins / Patrícia Esteves / William Gavião.
Participação especial : Úrsula Martins
Ambientação e adereços : Otília Martins / Fotografia: Francisco Saraiva.
Direcção da leitura : William Gavião
Produção: CAIR-TE/Teatro Reactor.
Conteúdo atualizado em2019/03/0612:06