A imagem do Mercado de Matosinhos dificilmente se poderá dissociar do centro tradicional da cidade e do concelho de Matosinhos, sendo desde sempre um ponto de referência incontornável, não só para a população residente bem como para o visitante ocasional entre os quais se encontram em particular os turistas.
Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Mercado Municipal de Matosinhos mantém a sua função original, estando aberto desde a primeira metade do século XX. Acima de tudo, consegue aliar a tradição dos antigos mercados, onde os clientes enchem os olhos com a variedade das iguarias e das bancas multicolores, à beleza arquitetónica do espaço.
Edifício de referência na arquitetura moderna, foi construído a partir da demolição de um quarteirão tendo sido inaugurado em 27 de maio de 1952. O projeto teve autoria do grupo ARS – Arquitetos: Fortunato Cabral, Morais Soares e Cunha Leão, data de 1939. A fachada norte está decorada com painéis cerâmicos da autoria de Américo Soares Braga.
O Mercado de Matosinhos continua, em larga medida, a constituir um núcleo sólido de relacionamento social da população residente no concelho, através da valorização da variedade dos produtos e a qualidade que lhes é associada, e a relação de confiança e proximidade estabelecida entre o cliente e o vendedor bem como a satisfatória relação qualidade/preço, em contraste com impessoalidade do atendimento e relacionamento nas grandes superfícies.
A sua originalidade é reforçada pela possibilidade de escolher numa banca, o peixe que deseja consumir. Este será entregue num dos restaurantes para que seja confecionado e degustado numa das agradáveis esplanadas existentes.
Sendo sempre um espaço que privilegia o comércio de produtos frescos (sobretudo produtos hortícolas, peixe e marisco). A dinâmica comercial e empresarial do Mercado de Matosinhos conta ainda com um espaço de incubação dedicado a empresas de Design, ficando as restantes lojas dedicadas às mais diversas atividades, tais como: pronto a vestir, sapataria, café, mercearia, comércio de produtos biológicos, quiosques, literatura de viagem, floristas, restauração, etc.
O Mercado de Matosinhos, devido à sua localização, terá que ser perspetivado enquanto espaço âncora para a revitalização urbanística e comercial do centro histórico da cidade de Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos continua, assim, a defender a estratégia de potenciar o aumento da sua competitividade e o aumento da sua cota na comercialização de produtos frescos locais e de qualidade, através da diversidade comercial, com a dinamização dos produtos do mar e de horticultura locais, o desenvolvimento do setor primário do concelho, a criação duma imagem de qualidade e de modernidade, realçando as suas potencialidades, atuando sobre os seus constrangimentos.
Horário
Segunda-feira: 7:00 às 14:00
Terça a sexta: 6:30 às 18:00
Sábado: 6:30 às 16:00
Para apoio à restauração, os portões nascente e poente permanecerão também abertos até às 24:00, de terça a sábado.
2578
Concurso Público para Arrendamento de um Espaço Comercial 2024.011353
Concessão de Licença de Ocupação de 4 Lugares de Venda Vagos 2024.016144
Concurso Público para Arrendamento de um Espaço Comercial 2024.02129
Hasta Pública para Concessão de Licença de Ocupação de 3 Lugares de Venda 2024.023659
Hasta Pública para Concessão de Licença de Ocupação de 4 Lugares de Venda 2024.03