7181 visitas a idosos pelos serviços da Polícia Municipal
105 idosos em situação de vulnerabilidade social e com escassa ou nenhuma retaguarda familiar são acompanhados diariamente pelos agentes da Polícia Municipal de Matosinhos, no âmbito do projeto “Idosos em Segurança”.
Criado em 2013 pelo serviço de Polícia Municipal da Câmara de Matosinhos, o projeto consiste na promoção de visitas e apoios necessários aos idosos residentes no concelho, que vivam em situação de fragilidade, em isolamento, dependência física ou dificuldades económicas.
O apoio é prestado por uma equipa de 7 agentes municipais e 1 técnica do departamento de Polícia Municipal e Fiscalização com formação na vertente da ação social.
O “Idosos em Segurança” traduz-se numa atuação ao nível da prevenção de situações que possam pôr em causa a segurança destas pessoas, na garantia de que estas pessoas têm acesso aos cuidados de saúde básicos e ao aumento do sentimento de segurança dos mesmos. Esta atuação consiste principalmente na realização de visitas domiciliarias e contactos telefónicos sempre que necessário.
O projeto promove ainda o estabelecimento de laços de amizade e confiança, a mitigação do abandono destas pessoas, a dissuasão de comportamentos abusivos e fraudulentos, a instrução sobre comportamentos de segurança a adotar perante situações de perigo, bem como a sinalização e encaminhamento de situações aos serviços competentes, como casos de violência ou debilidade do estado de saúde.
Em 2023, foram realizadas aos 105 idosos inseridos no projeto 7181 visitas, duas vezes por semana.
Às visitas domiciliárias, juntaram-se os contactos telefónicos sempre que necessário. Em 2023, foram mais de 1800.
Mas também outro tipo de ajuda por vezes necessária, entre esta, o levantamento de receitas médicas, a organização e deslocação dos idosos aos centros de saúde ou de vacinação, a adequação e negociação de serviços contratados (NOS, MEO, outros), o contacto com familiares, o apoio com refeições. Neste caso, registaram-se no ano transato 349 situações de apoio.
40 idosos abrangidos por este projeto da Polícia Municipal beneficiam também do Serviço de Teleassistência Domiciliária, no âmbito do programa Matosinhos Sénior.
Os idosos têm à sua disposição, no seu próprio domicílio, um dispositivo tecnológico de fácil utilização, que dá acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, com várias funções.
Mantendo a privacidade e a autonomia do utente, este serviço permite uma resposta imediata, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão.