Ao longo da implementação do Programa Ativa’mente são realizados diversos eventos relacionados com as temáticas do âmbito da Saúde Mental que são desenvolvidas.
Evento de Lançamento
A Câmara Municipal de Matosinhos lançou o Programa Ativa'mente no dia 21 de fevereiro, às 14h30m, que pretende sensibilizar toda a população para a importância da saúde mental, reduzir o estigma associado à mesma e promover a adoção de estilos de vida saudáveis.
Contou com a participação da Presidente de Câmara, Dra. Luísa Salgueiro e do Dr. António Taveira Gomes, Presidente do Conselho de Administração da ULSM, este será o momento em que este programa será apresentado à comunidade.
Sendo a saúde um dos pilares de intervenção do concelho de Matosinhos e considerando a premência do investimento na saúde mental, o Programa Ativa’mente quer contribuir para que Matosinhos se torne uma cidade cada vez mais saudável.
Mais informação em:
- Conheça o programa “Ativa’mente”
- Programa “Ativa’mente”
Cinema Comentado
Foram dinamizadas duas sessões de cinema comentado sobre o filme "Silver Linings Playbook", no Teatro Municipal Constantino Nery, uma dedicada a jovens de escolas profissionais e outra à comunidade em geral, contando com um painel de especialistas para discutirem o mesmo numa lógica pedagógica e inclusiva. Sendo que, no dia 5 de abril de 2022 estiveram presentes: a Dra. Rosa Quelhas (Médica Psiquiatra do Departamento de Psiquiatria da ULSM), a Dra. Lídia Águeda (Psicóloga Clínica e da Saúde da DRN da ADEB) e a Dra. Cláudia Oliveira (Terapeuta Ocupacional da AFUA); e no dia 7 de abril de 2022: a Dra. Cristina Silva (Psicóloga da AFUA), o Dr. Adrián Gramary (Médico Psiquiatra da ADEB) e a Dra. Cláudia Oliveira (Terapeuta Ocupacional da AFUA).
Mais informação em:
- Luzes... Câmara... Ativa'mente
Silent Party
A 1.ª Edição da Matosinhos Silent Party aconteceu no dia 27 de maio e foi uma lufada de ar fresco para as mais de 700 pessoas que participaram.
Uma festa inovadora, em que as pessoas de todas as idades dançaram ao som da música colocada por dois DJs ao vivo, com a particularidade de a ouvirem com headphones e poderem escolher o DJ e, consequentemente, a música que queriam ouvir, numa pista de dança ao ar livre, em frente à entrada principal da Câmara Municipal.
Efetivamente foi possível comprovar, no rosto dos participantes da Silent Party, como o ato de dançar e ouvir música conseguem trazer prazer, alegria e bem-estar. Sensações e emoções que são criadas pela libertação de dopamina e serotonina e que são incompatíveis com a ansiedade, tema desenvolvido, durante o mês de maio.
Sunset Talks
Para promover a sensibilização da temática das Dependências e dos Comportamentos Aditivos foi realizada a Sunset Talk sobre videojogos, que decorreu no dia 21 de junho, na Casa da Juventude de Matosinhos e consistiu numa conversa sobre os prós e contras dos jogos digitais. Contou com a presença do Sr. Vice-Presidente da CMM - Carlos Mouta enquanto moderador, da Dra. Gizela Cardoso, psicóloga do CRI (Centro de Respostas Integradas), da Dra. Andreia Silva, do Projeto Novas Metas da ADEIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos) e do Youtuber/Streamer Rui Play. Houve também dois momentos musicais da responsabilidade da jovem Inês Monteiro e um convívio com oferta de um lanche saudável.
Foi um momento descontraído, de partilha e reflexão, mas também de música, convívio e boa disposição!
Mais informação em:
- Sunset Talks
António Raminhos Apresenta "E se..."
O evento escolhido para o mês dedicado à Perturbação Obsessiva-Compulsiva (POC) foi um Stand-Up Comedy do António Raminhos, visto que pode falar sem preconceitos e na primeira pessoa sobre este tema.
Esta conversa animada tem lugar no dia 20 de julho, às 21h, na Associação Recreativa Aurora da Liberdade, em Matosinhos para promover a literacia relativa à saúde mental, contribuir para a desmistificação da Perturbação Obsessiva-Compulsiva (POC) e proporcionar momentos em que, através do humor, é possível desligar os pensamentos invasivos que condicionam o dia a dia.
O António Raminhos criou este espetáculo “E se…” para não mais de 200 pessoas, motivo pelo qual foi escolhido o emblemático Teatro da Associação Recreativa Aurora da Liberdade, que por cortesia, cedeu o espaço para este evento de caráter intimista.
Mais informação em:
- António Raminhos Apresenta "E se..."
- Conversa sobre a Perturbação Obsessiva-Compulsiva (POC) no âmbito do Programa Ativa'mente