Projeto único no país permite uma resposta mais célere e eficaz às diferentes ocorrências
Matosinhos dispõe de uma ferramenta única no país que permite, em tempo real, partilhar informação sobre ocorrências entre proteção civil, bombeiros e polícia municipal, acionar meios e alertar a população. O Sistema Municipal de Gestão de Emergência de Matosinhos foi concebido pela autarquia com o apoio de uma empresa especializada em sistema de informação geográfica. O novo projeto, apresentado pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, permite aumentar a eficácia na gestão da resposta de emergência e uma maior proximidade com as populações das zonas afetadas por incidentes. “Esta plataforma é essencial, pois permite-nos conhecer melhor o território, prevenir situações críticas e responder de uma forma qualificada e imediata, acionando no momento os meios necessários e adequados para cada ocorrência”, adiantou Luísa Salgueiro. Por sua vez, o Vereador da Proteção Civil explicou que “sempre que a Central de Emergência Municipal receber uma chamada a dar conta de uma ocorrência vai ser feito um registo e enviado um e-mail para o piquete da Proteção Civil que fará a avaliação no local”. “Depois dessa avaliação, o sistema permite que sejam acionados de imediato todos os recursos necessários para enfrentar o problema, tanto ao nível dos recursos humanos como de equipamentos. Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros estão ligados nesta rede, partilham dados e comunicam em tempo real, o que vai diminuir os tempos de resposta e aumentar a eficácia na resolução”, esclareceu José Pedro Rodrigues. Na sessão de apresentação do Sistema Municipal de Gestão de Emergência de Matosinhos, marcaram também presença o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, o Vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos, e o comandante operacional distrital do Porto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Albano Teixeira.