Concelho com 5 novas linhas
Objetivo é reforçar o serviço de transportes públicos e levar autocarros a zonas do concelho que há décadas aguardam por melhor mobilidade.
A medida, aprovada hoje na reunião do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos, foi antecipada devido à pandemia.
São mais 105 quilómetros de cobertura de rede, mais 140 locais de embarque e desembarque, mais 120 viagens diárias, mais 1300 quilómetros percorridos todos os dias. As 5 novas linhas de transporte público em Matosinhos entram em funcionamento no dia 1 de Novembro, vêm reforçar o serviço no norte e no centro e melhorar a ligação aos municípios vizinhos.
Segundo a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, trata-se de “uma medida de extrema relevância para a população”, uma vez que vem corrigir “assimetrias existentes no território do concelho”, ao mesmo tempo que “melhora substancialmente a mobilidade da população, nomeadamente dos trabalhadores e dos estudantes”.
“Vamos devolver o transporte público a zonas de onde ele saiu há décadas, sobretudo no Norte do concelho, acelerando essa devolução para corresponder às necessidades deste tempo novo e difícil, diversificando opções para os utentes dos transportes públicos e sobretudo procurando melhorar os tempos de deslocação, ligando mais e melhor a rede Maré à rede de Metro”, realçou o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, sublinhando que se “trata do mais importante reforço da rede de transporte público em Matosinhos dos últimos 30 anos”.
Assim, viajar de e para o Norte do concelho de Matosinhos vai ser mais fácil e rápido. Duas das novas linhas, que começam a operar a 1 de Novembro vão suprimir as faltas de serviço de transporte que se fazem sentir mais em Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo. Os traçados vão ligar, respectivamente, a Praia de Angeiras ao Mar Shopping, e a Praia de Angeiras a Vilar do Pinheiro (Estação de Metro).
Estas linhas vão permitir aos utentes ligações com diferentes redes de transportes públicos, diversificando opções nas ligações a Vila do Conde, Porto e Matosinhos, reforçando as condições de mobilidade no acesso aos municípios vizinhos. Tratam-se de percursos que deixaram de existir e que agora vão regressar para benefício dos matosinhenses.
Igualmente a ligação de Matosinhos/Lavra à Maia sairá reforçada, num trajeto que liga a zona da Agudela ao Metro no Aeroporto do Porto. Outra das novas linhas vai permitir uma ligação desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro (aeroporto/estação de metro/terminais rodoviários), à estação do Metro em Ramalde, no Porto. Trata-se da linha com maior extensão (16,2 km no trajecto de ida, 14,2 km no de volta) e o seu trajecto vai dar resposta a algumas das necessidades identificadas, criando um eixo de atravessamento do concelho no sentido norte/sul. Trata-se de um percurso que vai fazer a ligação de várias das zonas referenciadas como áreas com falta de serviço de transporte público ou mesmo áreas sem serviço, como acontece com o Lugar das Carvalhas, que voltará a ter transporte público ao fim de mais de 20 anos.
No início de Novembro entrará também em funcionamento uma linha rápida, ligando a estação de Metro da Senhora da Hora à Exponor, cruzando importantes zonas de serviços e equipamentos, nomeadamente parques de estacionamento, facilitando o uso combinado do automóvel e transporte público. Esta linha funcionará como um vaivém, com poucas paragens no percurso, unindo centralidades urbanas e parques de estacionamento, permitindo uma ligação rápida entre Leça da Palmeira e o tronco central da rede de Metro, na Senhora da Hora.