Concurso para quem gosta de música, programação e matemática
Para todas as idades, de 15 de Fevereiro a 15 de Março
Aos 13 anos, João Marques (na foto) foi o vencedor do concurso “Introdução à linguagem Python com música” desenvolvido pelo Laboratório de Experimentação Musical (L.E.M.) do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos. “Aprendi a programar, as várias linguagens de programação e como usá-las. Gosto de criar com programação”, afirmou o jovem, natural da Maia, que ganhou um sampler Roland SP-404A.
O sucesso desta iniciativa levou a uma 2.ª edição do concurso, agora sem limite de idade de participação. Assim, todos os interessados em programação, iniciados e profissionais, e os amantes de música, podem participar entre 15 de Fevereiro e 15 de Março. O projecto vencedor verá a sua composição ser gravada pela OJM, ganhando ainda toda a discografia da TOAP/OJM (27 CD e um vinil), um tote bag e uma t-shirt OJM. O desafio é o seguinte: a partir da peça “Sargaço”, de Pedro Guedes, gravada pela OJM, os participantes têm de criar um tema com os samples fornecidos utilizando a plataforma earSketch e a programação Python. O regulamento pode ser consultado no site da OJM.
Com o intuito de transmitir os conceitos básicos de programação em Python no EarSkecth, o LEM preparou quatro episódios - disponibilizados gratuitamente no YouTube da OJM - onde se introduz a interface do EarSketch e a utilização de samples de áudio, os tipos de dados e funcionamento de variáveis, e por fim, como adicionar efeitos transformadores e como se exporta a música e o código. Após estas quatro “aulas” online, os participantes poderão compor uma música no ambiente EarScketch com os samples fornecidos utilizando noções básicas de Python. A encaminhar todo o processo estão o produtor e MC Minus & MRDolly e o formador do LEM, Pedro Sarmento. O resultado é uma conversa interactiva, com resultados imediatos e funcionais para qualquer iniciante à programação.
Recorde-se que, ao longo do ano, o Programa Educativo da OJM desenvolve inúmeras acções no CARA (Centro de Alto Rendimento Artístico), na Real Vinícola, assim como em várias escolas do concelho de Matosinhos, numa abordagem inovadora centrada na música e na improvisação. Uma dessas actividades decorre no âmbito do L.E.M. que tem desenvolvido conteúdos que cruzam a música com a linguagem de programação e a matemática.