Novo site, nova app e Loja do Munícipe Online disponíveis a 4 de junho
A Câmara Municipal de Matosinhos dá mais um passo na modernização administrativa, com o objetivo de simplificar a vida às pessoas.
A partir do próximo dia 4 de junho, entrarão em funcionamento o novo site, a nova app e a Loja do Munícipe Online, instrumentos que privilegiam as componentes da comunicação, transparência e participação dos cidadãos.
“Se há algo que a pandemia por COVID 19 demonstrou foi que as novas tecnologias foram e são absolutamente fundamentais no nosso dia a dia. Sem os meios digitais, não teria sido possível manter o serviço que prestamos nos últimos meses aos munícipes. As alterações que estamos agora a introduzir vão precisamente ao encontro das necessidades atuais. Vamos estar mais perto das pessoas, responder ainda mais rápido às muitas solicitações e queremos que a nossa forma de comunicar com os cidadãos seja inclusiva e transparente”, salienta a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Site
Uma das novidades do novo site é a nova plataforma de recrutamento. Além da desmaterialização dos processos concursais para a administração pública, este novo instrumento incentiva a transparência e o acesso à informação.
Integrada no backoffice do site, a plataforma centraliza toda a informação dos candidatos, permite prestar esclarecimentos e gere as várias etapas do processo e os vários intervenientes internos ou externos. Só nos primeiros oito procedimentos concursais, foram registadas mais de mil candidaturas, poupando tempo e papel em todo o processo.
Além de todos os conteúdos institucionais- notícias, eventos, contactos, regulamentos, relatórios de contas, planos municipais, etc., o novo site aposta numa comunicação inclusiva e acessível a todos os cidadãos.
A Câmara de Matosinhos é a primeira autarquia da Área Metropolitana do Porto a disponibilizar um avatar de língua gestual portuguesa para surdos-mudos, além de um vocalizador de conteúdos em português para invisuais.
É o primeiro site autárquico pensado de raiz para cumprir com os selos de acessibilidade da AMA- Agência para a Modernização Administrativa, que representam um patamar de excelência na inclusão via internet. Agora com o lançamento, o site será submetido à avaliação pelas entidades competentes.
Destaque também para a existência de um “Chatbot”, um assistente virtual que permite o atendimento 24 horas por dia.
App Matosinhos
“Não nos quisemos ficar por um simples restyling do site. Quisemos ir mais longe. Quisemos inovar. A nossa comunicação tem que estar à distância do telemóvel ou do tablet. Apostamos, por isso, numa nova forma de navegação, mais intuitiva, com novas funcionalidades e ainda mais acessível”, adianta o Vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Modernização Administrativa, Fernando Rocha.
Disponível em iOS e Android, a nova aplicação é diariamente atualizada com conteúdos como notícias, fotografia e vídeo, eventos, pontos de interesse, bolsa de emprego, diretório empresarial e associativo, farmácias de serviço, meteorologia, contactos úteis, entre outros.
A nova App permite reportar à autarquia uma ocorrência que o munícipe considere importante, como o buraco na rua, o sinal de trânsito caído, o ecoponto que ardeu, a obra ilegal ou o estacionamento desordenado.
Outra das novidades é a possibilidade de tirar uma senha para o atendimento físico da autarquia. Seja para atendimento geral, assuntos de urbanismo ou da Indaqua, esta app permite-lhe tirar a sua senha e gerir o tempo em que será atendido.
Loja do Munícipe Online
Sem ter que se deslocar presencialmente ao Edifício dos Paços do Concelho, o munícipe poderá tratar de vários assuntos via web.
A plataforma OnlineDesk permite a implementação de uma solução de Balcão Eletrónico Multicanal. Integrada com o sistema de autenticação com o cartão de cidadão, permite a submissão de pedidos online com possibilidade de anexação de documentos, de efetuar pagamentos e de acompanhar o estado dos pedidos.