
Museu da Memória de Matosinhos e Museu Quinta de Santiago em festa de 14 e 18 de maio
Este ano, a Noite Europeia dos Museus - uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação - celebra-se no sábado, 14 de maio.
Em Matosinhos, venha visitar o Museu da Memória, a partir das 21h e conhecer as materialidades arqueológicas, artísticas e documentais, mas também a multimédia e a interatividade, podendo explorar livremente diversos conteúdos, assim como realizar uma viagem virtual por 15 locais emblemáticos de Matosinhos, através de óculos especiais a 360°. Aproveite também para visitar a exposição temporária ‘Fontão: 4.000 anos de História’, dedicada às descobertas recentes e originais em Lavra.
Se preferir as artes de palco, visite o Museu Quinta de Santiago, a programação começa mais cedo: às 19h a oficina pedagógica “Cardumes no Museu” vai explorar a exposição “Profundezas” de Elisa Ochoa, onde a artista fala sobre o nosso mar e alerta para questões fundamentais do ecossistema, criar CARDUMES NO MUSEU e descobrir os seus poderes. Depois, às 22h, a sessão é dupla: enquanto crianças e jovens mergulham no imaginário da artista, os adultos podem assistir à leitura encenada no interior do museu e envolver-se no enredo da dramaturgia brasileira de Cíntia Alves.
O Dia Internacional dos Museus, sob o tema “O Poder dos Museus”, fixado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. As portas das instituições que preservam o património e a identidade de Matosinhos vão estar abertas, participando na reflexão proposta. O programa transparece a intenção dos ativadores da mudança, característica do potencial criativo e inovador da cultura: no Museu Quinta de Santiago, durante todo o dia, poderá visitar a exposição “Profundezas” de Elisa Ochoa, site specific para o Museu. A artista tem uma abordagem estética e ao mesmo tempo documental sobre a fauna e a flora marítima ao largo de Matosinhos. Esta mostra tem como ponto de partida e referência as paisagens marinhas do século passado, da coleção municipal, que exibem os elementos que estão à superfície do mar, como as rochas, as praias, os barcos, etc. Estes representam essencialmente o que está visível aos nossos olhos e que nos abrem a curiosidade para o conhecimento invisível e misterioso do mar. A artista explora assim, o mundo submarino dessas paisagens costeiras. Serão realizadas oficinas pedagógicas dirigidas a grupos escolares e baseadas na exposição. A artista apresenta nesse mesmo dia, às 16h, no Museu da Memória, “Rituais da Memória” - um projeto de arte comunitária que procura dialogar, intervir e transformar as ações de um grupo de 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e 97 anos que têm uma relação com a comunidade piscatória e que partilham memórias e objetos ligados às diversas atividades relacionadas com o mar.
PROGRAMA
14 de maio, Noite Europeia dos Museus
Museu Quinta de Santiago
19h e 22h: “Cardumes no Museu”: oficina pedagógica para crianças e jovens
O que é um museu? Para que serve? O que podemos ver nele? E o que nos conta? Convidamos os mais novos a mergulhar no museu e perceber como a arte exposta em “Profundezas”, de Elisa Ochoa, fala sobre o nosso mar e alerta para questões fundamentais do ecossistema! Venham criar CARDUMES NO MUSEU e descobrir os seus poderes.
22h: Leitura Encenada: "DEBALDE", de Cíntia Alves (BR). Projeto Salvé a Língua de Camões (+14 anos).
Dançando se conta a história do quotidiano de uma vila de lavadeiras solteiras e celibatárias. O enredo gira em torno da passagem diária de uma mulher cujos modos diferem dos das lavadeiras. Ela sempre está cantando com um balde na cabeça. Aos poucos, este acontecimento atormenta os corações e mentes das lavadeiras que acreditam que o balde carrega o profundo segredo que as prejudica pessoalmente.
MUMMA - Museu da Memória de Matosinhos
21h às 23h:Visitas orientadas
21h30: Concerto Quarteto Cordas de Matosinhos adiado para data a anunciar.