Câmara comparticipa obra que concentra serviços de pediatria num único espaço
O Hospital Pedro Hispano passou a ter, num único espaço, toda a atividade assistencial de Pediatria em ambulatório. A Unidade de Saúde Infantojuvenil, construída em plena pandemia, representou um investimento na ordem dos 200 mil euros, dos quais 50 mil foram comparticipados pela Câmara Municipal, ao abrigo da parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). A nova unidade tem acesso direto ao exterior (incluindo espaço de estacionamento para os pais e situações de mobilidade reduzida) e abrange os serviços de Atendimento Pediátrico Referenciado (APR), o Hospital de Dia Pediátrico e a Consulta Externa de Pediatria, nas suas diversas especialidades médicas e de enfermagem, além de um Cantinho de Amamentação. A nova unidade está também equipada com uma área dedicada ao atendimento de casos suspeitos de infeção pela Covid-19, em resposta à necessidade de se criarem circuitos independentes que não interfiram com a atividade assistencial habitual. A obra foi inaugurada na passada sexta-feira pela Ministra da Saúde, Marta Temido. Em representação da Câmara Municipal esteve o Vice-presidente e vereador da Intervenção Social e Saúde, Carlos Mouta. Na mesma cerimónia, que decorreu no Auditório do Hospital Pedro Hispano, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos recebeu a certificação pela norma ISO 4552, a norma de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, tornando-se na primeira instituição pública de Saúde com esta distinção na sua estratégia organizacional. Através do cumprimento desta norma, a instituição demonstra respeito pelos princípios e valores que visam melhorar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação dos seus profissionais e colaboradores. Renovada foi também a certificação de qualidade pela ISO 9001:2015, atribuída pela SGS, reconhecendo que a ULSM, em todas as suas unidades e serviços, tem condições para satisfazer as necessidades dos seus utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade, num processo de melhoria contínua que se reflete em vertentes tão distintas como a monitorização dos tempos de espera para consultas, cirurgias e atendimento no Serviço de Urgência, garantindo que são cumpridos a segurança dos utentes e a humanização dos cuidados.