O Programa Ativa’mente prevê a implementação de três atividades transversais: Ativistas para a Saúde Mental; Comissários para a Saúde Mental Escolar, Grupos de Intervenção Terapêutica.
Destinado a alunos do ensino secundário e respetivas famílias, o projeto “Ativistas para a Saúde Mental” consiste na partilha de experiências sobre o que é viver com um problema de saúde mental. Os objetivos são a consciencialização sobre a saúde mental, referenciar os serviços de apoio psicológico existente, criar uma rede de altruísmo cívico que previna a discriminação e combata o estigma, promover uma saúde positiva e o bem-estar mental na comunidade.
Já o projeto “Comissários para a Saúde Mental Escolar”, destinado a escolas Profissionais e/ou Secundárias com maior incidência e referenciação de pedidos de ajuda psicológica, visa a capacitação de agentes educativos (pais, professores e outros agentes da comunidade educativa), através de ações de formação, para intervenção e diagnóstico precoce, entre outros objetivos.
Os Grupos de intervenção terapêutica constituem outro dos projetos previstos e são dirigidos a jovens, entre os 16 e os 30 anos de idade, inscritos na consulta psicológica das Casas da Juventude e cujo motivo do pedido de ajuda psicológica se encaixa nas Perturbações Relacionadas com o Medo e com a Ansiedade. O projeto prevê a realização de oito sessões terapêuticas, com a duração de 90 minutos cada, onde se pretende o desenvolvimento de competências de autocuidado da sua própria saúde mental, garantindo que os jovens tenham conhecimento da rede de suporte sempre que dela necessitarem.