No dia em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, 1 de Outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos apresentou o «Plano Gerontológico» dirigido aos idosos do Concelho, estratégia que visa garantir o direito a um envelhecimento activo, num concelho que tem cerca de 21 mil idosos.
No dia em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, 1 de Outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, apresentou o «Plano Gerontológico» dirigido aos idosos do Concelho, estratégia que visa garantir o direito a um envelhecimento activo, num concelho que tem cerca de 21 mil idosos.
Tendo por base os problemas sociais mais prementes, o Plano Gerontológico de Matosinhos (PGM) procura, através da criação de estratégias que sustentem o conceito de Envelhecimento Activo e Participativo, erradicar os preconceitos associados ao envelhecimento como o isolamento, a passividade, a precariedade e a exclusão social.
O objectivo estratégico da implementação deste Plano passa por garantir o direito a um envelhecimento digno através da promoção da qualidade dos serviços e de uma participação activa.
O Plano Gerontológico de Matosinhos resulta da reflexão dos parceiros que participam nos trabalhos do Núcleo de Estudos Sobre o Envelhecimento (NESSE), no âmbito da grande parceria de Matosinhos – a Rede Social de Matosinhos.
A cerimónia de apresentação do Plano Gerontológico de Matosinhos realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da Vereadora da Acção Social e Saúde, Dra. Luísa Salgueiro.