Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem m noticias 1 2500 2500
EducaçãoNotícias

Escola Secundária da Boa Nova

Empreitada orçada em 7,5M€ arranca este ano e dá resposta a um anseio antigo da população

20.03.20

Foi publicado em Diário da República o Concurso Público para a realização da empreitada de requalificação e ampliação da Escola Secundária da Boa Nova.
Os trabalhos deverão arrancar ainda durante este ano, dando assim início à resolução de uma situação de manifesta falta de condições deste estabelecimento de ensino, e que tem constituído uma preocupação para a comunidade escolar e para o município de Matosinhos.
A empreitada prevê, entre outros trabalhos, a construção de um novo edifício, a demolição do existente, a remodelação do polidesportivo e a instalação de espaços provisórios que assegurem o normal funcionamento da escola durante o período de execução da obra, que se estima em aproximadamente 2 anos.
O projeto de requalificação e ampliação da Escola Secundária da Boa Nova, que era da responsabilidade da empresa Parque Escolar, foi suspenso em 2012 por decisão do Governo liderado por Pedro Passos Coelho durante o programa de resgate financeiro de que Portugal foi alvo.
Durante anos, a autarquia manifestou disponibilidade para assumir a realização da empreitada de requalificação desta e de outras escolas secundárias do concelho, possível apenas a partir de 2016 na sequência do processo de descentralização de competências, mas ficando condicionado à assinatura do Acordo com o Ministério da Educação que apenas ocorreu em Julho de 2019.
Para realizar esta intervenção, com preço base de 7,5M€, a Câmara Municipal de Matosinhos teve de elaborar um novo projeto e assegurar o financiamento da obra – 40% serão assegurados por comparticipação dos fundos comunitários, 4% serão assegurados pelo Ministério da Educação sendo a parte restante (56%) assumida pela autarquia.

not_es_boa_nova_1
not_es_boa_nova_2