Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem m 1 2500 2500
COVID-19AutarquiaNotícias

Matosinhos cria linha de apoio

Câmara de Matosinhos garante linha de apoio psicológico e distribuição de alimentos a idosos e grupos vulneráveis

16.03.20

A Câmara Municipal de Matosinhos vai garantir a entrega de alimentos e medicamentos a idosos e grupos vulneráveis à contração de infeção por COVID-19.

A autarquia está a criar uma linha de apoio que, para além dos bens essenciais, irá ainda prestar apoio psicológico aos munícipes que, por via do isolamento social, se encontrem em situação de maior fragilidade.

A linha de apoio irá entrar em funcionamento na próxima quarta-feira, dia 18 de Março, com 12 psicólogos da autarquia.

Quanto à entrega domiciliária de bens essenciais, a CMM espera que toda a operação esteja montada na segunda-feira, dia 23 de Março. Hoje mesmo irá decorrer uma reunião entre a autarquia e os principais operadores de distribuição no sentido de agilizar procedimentos.
A Câmara de Matosinhos vai disponibilizar 100 viaturas municipais e ativar toda a rede social do concelho no sentido de dar uma resposta atempada aos pedidos. A rede de voluntários está também a ser contactada.

“Trata-se de um esforço logístico e de recursos humanos muito significativo por parte da CMM, uma vez que muitos dos nossos técnicos se encontram a trabalhar a partir de casa. Estamos empenhados em mitigar as dificuldades dos nossos munícipes, tentando acorrer aos casos mais difíceis, tanto ao nível dos bens essenciais, como ao nível do apoio psicológico, que consideramos fundamental”, reforçou a presidente da Câmara de Matosinhos.

Luísa Salgueiro avançou ainda que a autarquia já agilizou o reforço da higienização das ruas e equipamentos de utilização pública, como paragens de autocarro ou contentores de resíduos. Também os autocarros serão devidamente desinfetados ao final de cada dia. “Estamos a fazer tudo o que é possível para diminuir o impacto do vírus na população, mas o trabalho mais importante é feito por cada um de nós. Apelo, uma vez mais, às pessoas, para que fiquem em casa sempre que possível e que adotem as medidas de proteção e de higiene recomendadas pela DGS”.

Todos os serviços municipais e das uniões de freguesia estão encerrados e os assuntos deverão ser tratados por telefone ou por e-mail.

Também o serviço urbano de transportes MARÉ irá sofrer alterações e os horários devem ser regularmente consultados em www.maredematosinhos.pt. O mesmo acontecerá, a partir de amanhã, com os dois mercados municipais: Matosinhos abrirá às 6h30 e encerrará às 14h00 e Angeiras abrirá às 7h00 e encerrará às 14h00. Já as feiras estão suspensas por tempo indeterminado.

Numa altura em que está desaconselhada a utilização de transportes públicos, a Câmara de Matosinhos, sensível ao tema, decidiu ainda suspender o estacionamento pago no espaço público do concelho.