Imagem m noticias 1 2500 2500

Voluntariado Autárquico

Segunda ação do projeto no Parque Ecológico do Monte de São Brás

20.02.20

A segunda ação do projeto de Voluntariado Autárquico levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos decorreu na manhã de hoje, no Parque Ecológico do Monte de São Brás, em Santa Cruz do Bispo, e contou com o envolvimento de cerca de trinta funcionários da autarquia que meteram mãos à obra para dar o seu contributo na reflorestação do espaço público através da plantação de árvores e sementeiras com a finalidade de promover a biodiversidade local.

A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a Vereadora do Desenvolvimento e Coesão Social, Ângela Miranda, estiveram presentes nesta ação de voluntariado na qual participaram várias chefias municipais e que se enquadra no âmbito do Campo Demonstrativo de Reabilitação da Paisagem que é um dos componentes essenciais do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça. Contribui, ainda, para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e está a ser promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto).

Refira-se que o projeto de voluntariado autárquico destinado a funcionários do município teve a primeira ação em julho de 2019, estando já previstas mais três ações que decorrerão em março, abril e maio próximos e que serão abertas a todos os funcionários da câmara municipal.
No dia 5 de março, a ação terá como objetivo a sensibilização sobre os resíduos no mar e consistirá na limpeza da Praia do Aterro. Seguem-se, a 14 de abril e a 19 de maio, sessões de combate a infestantes com a remoção de chorão, acácia e outros, nas Praias da Memória e Aterro, respetivamente.

No âmbito deste projeto de Voluntariado Autárquico, poderão ser concedidas sete horas anuais a cada trabalhador do município para o desenvolvimento de ações de voluntariado, que deverão ser geridas em articulação com as chefias respetivas, podendo ser gastas de uma só vez ou de modo repartido, de forma a não prejudicar o funcionamento dos serviços municipais.

A criação desta bolsa municipal de voluntariado permitirá fomentar a responsabilidade social entre os trabalhadores da Câmara Municipal, proporcionando-lhes experiências em áreas de intervenção diferentes das suas áreas laborais habituais e reforçando o conhecimento da comunidade, o sentimento de solidariedade, o trabalho em equipa e as capacidades e competências sociais dos funcionários.

not_voluntariado_autarquico__1_
not_voluntariado_autarquico__2_