Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem a minha merenda 1 2500 2500 1 2500 2500
AlimentaçãoSaudávelEducaçãoNotícias

2100 merendas saudáveis por dia

Adesão facultativa a programa da autarquia continua a crescer

20.02.20

2100 merendas escolares por dia estão já a ser distribuídas pelas crianças de jardins de infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
40% correspondem a alunos do escalão A, 26% ao do escalão B e 34% a alunos sem escalão.
“A minha merenda”, recorde-se, é um programa que a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu implementar no arranque do segundo período letivo, no âmbito das medidas de promoção da saúde alimentar. O investimento municipal ronda os 180 mil euros por ano letivo.
O programa “A minha merenda” consiste na distribuição de uma merenda para o intervalo da manhã, constituída por 1 pão de mistura recheado com manteiga (2 vezes por semana), queijo (2 vezes por semana) e compota/marmelada (1 vez por semana).
A adesão a este serviço é facultativa, mas totalmente gratuita para as crianças mais carenciadas (pertencentes ao escalão A ou B). Para os alunos sem escalão tem o preço unitário de 0,40€.
Dado o interesse manifestado pelos encarregados de educação junto das escolas, a adesão deverá crescer substancialmente ao longo do ano letivo num universo de 7 mil crianças.
39% das crianças com idades entre os 5 e os 9 anos apresentam excesso de peso ou obesidade (número ligeiramente acima da média nacional, que ronda os 38%).
É o que revela um estudo que a Câmara Municipal de Matosinhos levou a efeito no ano letivo de 2017/2018 para avaliar a saúde alimentar das crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo revelou ainda que 37% do total de rapazes e 41% do total de raparigas têm excesso de peso.
No ano letivo 2018/2019, um novo estudo foi realizado, mas, desta feita, para avaliar a qualidade nutricional das merendas que as crianças levam para a escola.
A avaliação demonstrou que as merendas possuem o dobro das calorias, duas vezes mais gordura e três vezes mais sal face ao recomendado, presentes em produtos processados como bolos e refrigerantes.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou esta manhã a EB Estádio do Mar, onde está a ser implementado este programa. Luísa Salgueiro falou com alunos, professores e direção daquele estabelecimento de ensino, constatando o sucesso desta iniciativa.
“A minha merenda” é um programa que visa reforçar a oferta alimentar nas escolas da rede pública do concelho, constituindo uma mais-valia, no âmbito da ação social escolar e apoio às famílias.
A Câmara Municipal de Matosinhos é responsável pelo fornecimento de 5000 refeições escolares diárias para as crianças do 1.º ciclo e jardins de infância, preocupando-se com a disponibilização de ementas equilibradas, completas e variadas, elaboradas por nutricionistas da autarquia. São, ainda, garantidas ementas personalizadas para alunos que, por motivos culturais/religiosos ou de saúde, delas necessitem.
Adicionalmente, a Câmara de Matosinhos foi pioneira na implementação do Regime de Fruta Escolar, em 2009, um projeto europeu de distribuição gratuita de fruta e hortícolas, nas escolas do 1.º ciclo, alargando, desde sempre, esta medida às crianças da educação pré-escolar a expensas próprias do município, compreendendo os benefícios inequívocos da introdução precoce destes produtos na alimentação das crianças. Em 2018, a autarquia antecipou-se aos normativos emanados pela União Europeia, generalizando a distribuição de leite exclusivamente simples a todas as crianças das escolas públicas do concelho, em detrimento da distribuição do leite com chocolate.

not_merendas__1_
not_merendas__2_
not_merendas__3_
not_merendas__4_
not_merendas__5_
not_merendas__6_
not_merendas__7_
not_merendas__8_
not_merendas__9_
not_merendas__10_
not_merendas__11_
not_merendas__12_
not_merendas__13_