Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem a minha merenda 1 2500 2500
AlimentaçãoSaudávelEducaçãoNotícias

Câmara lança “A minha merenda”

Programa tem como objetivo promover a alimentação saudável das crianças

19.02.20

39% das crianças com idades entre os 5 e os 9 anos apresentam excesso de peso ou obesidade. Foi o que revelou um estudo que a Câmara Municipal de Matosinhos levou a efeito para avaliar a qualidade nutricional das merendas que as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico levam para a escola.
Este estudo revelou ainda que 37% do total de rapazes e 41% do total de raparigas têm excesso de peso.
A avaliação demonstrou ainda que as merendas possuem o dobro das calorias, duas vezes mais gordura e três vezes mais sal face ao recomendado, presentes em produtos processados como bolos e sumos.
Para inverter os números, e no âmbito das medidas de promoção da saúde alimentar, a autarquia decidiu este ano, no início do segundo período letivo, lançar o programa “A Minha Merenda”.
O programa consiste na distribuição de uma merenda para o intervalo da manhã, constituída por 1 pão de mistura recheado com manteiga (2 vezes por semana), queijo (2 vezes por semana) e compota/marmelada (1 vez por semana).
A merenda é gratuita para todas as crianças que usufruem do escalão A ou B da Ação Social Escolar e tem um custo de 0,40€ para as restantes.
Esta medida vem reforçar a oferta alimentar nas escolas da rede pública do concelho, constituindo uma mais-valia, no âmbito da ação social escolar e apoio às famílias.
A autarquia, recorde-se, implementou, há já vários anos, a distribuição gratuita de leite e de fruta a todas as crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo, tendo como objetivo a promoção do consumo de frutas, produtos hortícolas e leite, no âmbito do Regime Escolar.

A Minha Merenda