Imagem m noticias 1 2500 2500

Prémio para a Piscina das Marés

Fotografia aérea da obra de Álvaro Siza novamente distinguida

13.02.20

Seis anos depois, a célebre fotografia aérea da Piscina das Marés, da autoria de João Morgado, volta a ser premiada.

A Associação Americana dos Arquitetos distinguiu a imagem capturada pelo fotógrafo português com o prémio Citation Award, entre mais de 300 fotografias que estavam a concurso.

A cerimónia de prémios decorreu hoje em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, e distinguiu as 15 fotografias de arquitetura mais apelativas do mundo, entre as quais a da Piscina das Marés, obra icónica do arquiteto matosinhense Álvaro Siza Vieira.

Já em 2014, a mesma fotografia obteve o prémio de melhor fotografia de arquitetura do ano na categoria “Sense of place” do concurso internacional promovido pela Arcaid Images.

João Morgado, 35 anos, natural de Cascais, mas a viver em Vila do Conde, foi considerado em 2015, pela revista americana Top Teny, um dos dez melhores fotógrafos de arquitetura do mundo.

Para a Câmara Municipal de Matosinhos, esta distinção constitui mais um motivo de orgulho, tendo em conta a aposta na valorização do seu património. Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, a Piscina das Marés está a ser alvo de uma profunda e minuciosa obra de conservação, restauro e reabilitação por parte da Câmara Municipal, que conta com o acompanhamento de Álvaro Siza.