Imagem dialogos cruzados 1 2500 2500
CasadaArquitecturaArquiteturaNotícias

"Diálogos Cruzados"

Os dois Pritzker portugueses Álvaro Siza Vieira e Souto Moura foram tema de conversa na Casa da Arquitectura e em Serralves

13.01.20

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves/Fundação de Serralves organizaram os “Diálogos Cruzados” em torno das exposições dos dois Pritzker portugueses atualmente patentes em ambas as instituições.

“Diálogos Cruzados” teve, assim dois momentos em dois locais distintos – na Fundação de Serralves no dia 10 de janeiro, e na Casa da Arquitectura no sábado, 11 de janeiro, pelas 16h00. Em cada uma das sessões, um dos arquitetos discutiu o trabalho do outro, através da lente crítica de ambas as exposições, em conversa com um historiador e crítico de arquitetura de renome mundial. Eduardo Souto de Moura abordou o trabalho de Álvaro Siza em conversa com Kenneth Frampton.

No sábado, a Casa da Arquitectura esteve cheia para a conversa entre Álvaro Siza e Francesco Dal Co sobre a obra de Souto de Moura com a moderação de Nuno Graça Moura e Carlos Machado. Marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vice-Presidente, Fernando Rocha, a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, entre outras personalidades.

Celebra-se assim a presença simultânea de grandes exposições retrospetivas sobre as obras de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura nas duas instituições e debatem-se as inúmeras referências cruzadas entre esses dois arquitetos portugueses, ambos galardoados com o Prémio Pritzker.

Na Casa da Arquitetura, e até 6 de setembro, a exposição "Souto de Moura -Memória, Projetos, Obras" reúne 40 projetos do arquiteto, numa seleção feita por Francesco DalCo e Nuno Graça Moura. "É a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa
em maio passado, composto por 604 maquetes, 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos." A Casa das Histórias Paula Rego e o Estádio Municipal de Braga são algumas das obras selecionadas.

No Museu de Serralves, no Porto, até ao dia 2 de fevereiro, está "Álvaro Siza - In/disciplina”. A exposição percorre a trajetória, desde o período da sua formação até à sua plena afirmação autoral, através das suas leituras, dos seus cadernos de esquissos e registos de viagem, dos retratos que dela fizeram fotógrafos e amigos." Com curadoria de Nuno Grande e Caries Muro, a mostra inclui 30 projetos, construídos ou não, do mestre (1954 a 2019), da Piscina das Marés, em Leça, ao Pavilhão de Portugal na Expo.

Fotos: ITS_Ivo Tavares Studio.

not_dialogos_cruzados__1_
not_dialogos_cruzados__2_