Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem jubilate deo 1 2500 2500
NatalConcertoNotícias

“Jubilate Deo”

Ensemble Vocal Pro Music na Igreja da Matosinhos

14.12.19

A programação especial que a Câmara Municipal de Matosinhos preparou para a época natalícia prosseguiu ontem com mais uma sugestão para a família.

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu a estreia em Portugal da obra “Jubilate Deo” do compositor norte-americano Dan Forrest, centrado no texto do Salmo 100, com interpretação do Ensemble Vocal Pro Musica (EVPM), um coro jovem fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos.

Em estreia absoluta em Portugal, “Jubilate Deo”, cantado em sete línguas, foi a obra eleita para preencher este espaço da cidade. Composto para coro, orquestra e solistas, o concerto contou com a participação de cerca de vinte cantores do Coro de Câmara de Amarante e perto de sessenta crianças do Conservatório de Música do Porto e do Curso de Música Silva Monteiro, e ainda com a presença da Orquestra do Atlântico, dirigida pelo diretor artístico do EVPM, José Manuel Pinheiro.

Refira-se que o Ensemble Vocal Pro Musica é atualmente composto por 100 elementos ativos, dedicando-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, à cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso, apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular. Procura também dinamizar a atividade coral, fugindo à rotina e ao formalismo e usando a expressão dramática, a participação ativa do público e disposições menos comuns em palco.

not_concertonatal__1_
not_concertonatal__2_
not_concertonatal__3_
not_concertonatal__4_
not_concertonatal__5_
not_concertonatal__6_
not_concertonatal__7_
not_concertonatal__8_
not_concertonatal__9_
not_concertonatal__10_
not_concertonatal__11_
not_concertonatal__12_
not_concertonatal__13_
not_concertonatal__14_
not_concertonatal__15_
not_concertonatal__16_
not_concertonatal__17_
not_concertonatal__18_
not_concertonatal__19_
not_concertonatal__20_
not_concertonatal__21_
not_concertonatal__22_
not_concertonatal__23_
not_concertonatal__24_
not_concertonatal__25_
not_concertonatal__26_
not_concertonatal__27_
not_concertonatal__28_
not_concertonatal__29_

Artigos relacionados: